Curso aborda atualização em métricas de desempenho acadêmico

Conteúdo vai tratar da relação da ciência com a sociedade, do uso responsável de métricas, do acompanhamento dos egressos e da inclusão social; inscrições estão abertas até o dia 4 de março

17/02/2022 - Publicado há 2 anos
Arte sobre foto de Cecília Bastos/USP Imagens

.
Até o dia 4 de março estão abertas as inscrições para o III Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, iniciativa do Projeto Métricas que vai abordar o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas, além de liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil.

Para essa terceira edição do curso, o conteúdo foi ampliado com módulos focados na relação da ciência com a sociedade, no uso responsável de métricas, no acompanhamento dos egressos e na inclusão social com base em uma leitura atualizada para a governança acadêmica. O programa completo está disponível neste link.

As aulas serão realizadas entre os meses de março e novembro. O programa oferece 50 horas de atividades didáticas estruturadas e 30 horas de trabalho individual e em grupo. A carga de trabalho é estimada em duas horas semanais.

O  curso é destinado a lideranças e profissionais de gestão universitária e dirigentes de instituições de ensino superior e comunicadores de ciência. O processo de seleção levará em conta a análise de currículo, a motivação para participar do curso e o vínculo institucional. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 11 de março de 2022.

O Projeto Métricas, desenvolvido pelas três universidades públicas paulistas e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem o objetivo de tornar mais acessível o conhecimento público sobre metodologia e métricas; apresentar processos de monitoramento e internalização dos indicadores; fomentar uma política pública sobre indicadores de desempenho; e aprimorar a governança das instituições.

Liderado por Jacques Marcovitch, professor sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade  (FEA) da USP e integrante do conselho do Graduate Institute (IHEID), em Genebra, o Projeto Métricas já lançou dois livros com conteúdos orientadores sobre o tema, além de oferecer um curso de atualização.

Mais informações e link para inscrições estão no site do Projeto Métricas.

.