Cursinhos da USP têm últimos dias de inscrições para ingresso no meio do ano

Com aulas on-line, alguns cursinhos preparatórios para o vestibular mantidos por alunos da USP têm inscrições para estudantes do ensino médio em situação de vulnerabilidade social

Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=334131
Aulas dos cursinhos pré-vestibulares serão no formato on-line – Foto: Marcos Santos/USP/Imagens

.

Adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), datas de vestibulares nacionais e estaduais aguardando para serem programadas, aulas a distância… A vida de quem pretende uma vaga em alguma universidade para o próximo ano não está sendo fácil. Mas ainda é possível investir nos estudos com alguns cursinhos preparatórios ligados à USP que abriram inscrições para o meio do ano. Eles são mantidos por alunos da Universidade e são dirigidos a estudantes de baixa renda que estão no ensino médio e sonham em ingressar no ensino superior.
.

O Cursinho Popular EACH-USP, localizado na Zona Leste de São Paulo, em Ermelino Matarazzo, é gratuito (não cobra matrícula, nem mensalidades) e está com inscrições abertas até o dia 5 de julho de 2020. Podem se inscrever estudantes que estejam no último ano do ensino médio, ou concluintes, que vão concorrer a 15 vagas no período vespertino e 30 vagas no período noturno. Parte das vagas é reservada para pretos, pardos e indígenas (PPIs). Além disso, estudantes de escola pública, moradores da zona leste ou parentes de funcionários terceirizados da USP possuem prioridade no processo seletivo. Ele possui duas fases eliminatórias, a primeira é uma análise socioeconômica, na qual o candidato responderá a um questionário e anexará documentos para comprovar sua situação, e a segunda uma prova com 50 questões que abordará conteúdos do ensino médio em geral, aplicada pela internet na plataforma EDUQO.

As aulas, com início em 20 de julho, ocorrerão no formato on-line durante o período de distanciamento social conforme o período escolhido, sendo que durante finais de semana são agendados simulados vestibulares. O cursinho fica na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Edital do Processo Seletivo de Alunos:
https://bit.ly/EditalProcessoSeletivoCPE

Formulário de Inscrição:
https://bit.ly/InscriçãoProcessoSeletivo2020

.

O Arcadas Vestibulares, cursinho pré-vestibular gratuito (sem mensalidades), criado e mantido pelos alunos da Faculdade de Direito (FD) da USP, abriu vagas para alunos ouvintes, modalidade que não precisa passar por processo seletivo. Para ter acesso on-line ao conteúdo, basta se inscrever pelo formulário (link abaixo) até o dia 5 de julho. Os alunos ouvintes terão acesso às aulas on-line e ao conteúdo gravado pelos professores, além dos plantões, monitorias de redação e rodas de conversa promovidas pelo cursinho. Não será possível o acesso às apostilas digitais.

Formulário de Inscrição:
https://forms.gle/tQEFAhSwUP4ha8HRA

.

Em Ribeirão Preto, o Cursinho Social Flaviana, mantido pelos alunos da Faculdade de Economia e Administração (FEARP), tem inscrições abertas até o dia 12 de julho com vagas destinadas a alunos de baixa renda vindos do ensino público ou bolsistas do ensino particular e que completaram ou estão cursando o terceiro ano do ensino médio. O processo seletivo será realizado em três etapas: inscrição on-line, prova de redação e matrícula on-line. O cursinho é gratuito (não há mensalidades), os aprovados pagam somente uma taxa de matrícula no valor de R$ 50,00.

As vagas são para o período da tarde (das 13h às 18h20), com aulas de segunda a sexta-feira. Os alunos terão cinco aulas diárias de presença obrigatória, cada uma com 1 hora de duração e um intervalo de 20 minutos. Depois, serão ministradas aulas complementares no período da manhã (atualidades e monitorias) e plantões de dúvidas. As aulas e as monitorias do cursinho serão ministradas de forma on-line (Google Meet e Zoom), assim como os materiais didáticos (Google Drive), exercícios (Estuda.com) e toda a comunicação (WhatsApp e e-mail).

Manual do candidato: clique aqui

Formulário para inscrição: clique aqui

.

Também em Ribeirão Preto, o Cursinho Popular Hypatia de Exatas, organizado por estudantes da USP, é gratuito e tem enfoque em ciências exatas. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 11 de julho e podem ser feitas por meio de formulário on-line com o pagamento de taxa de R$ 10.

O processo seletivo terá entrevista e um questionário socioeconômico que valerá para a pontuação e classificação do candidato. Serão convocados na primeira chamada os 45 melhores classificados para compor o curso extensivo, que ocorrerá entre os meses de agosto a dezembro de 2020. Os aprovados terão aulas de segunda à quinta-feira, das 19h00 às 22h30, com monitorias oferecidas de acordo com a necessidade dos alunos. As sextas-feiras ficarão reservadas para aplicação de simulados e aulas extras. As aulas serão on-line.

Edital: https://bit.ly/cphepsedital

Formulário de inscrição: https://bit.ly/psalunoshypatia

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.