Conhecimento e diversão: IAG recomenda atividades de ciência para quarentena

De palestras on-line a podcasts, instituto recomenda uma lista variada com atividades sobre ciências da Terra e do Universo

17/04/2020 - Publicado há 4 anos
IAG na sua casa: instituto fez uma lista com diversas atividades para acesso durante a quarentena – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em função das medidas de isolamento social para combater o avanço do novo coronavírus, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP fez uma seleção de diversos materiais sobre as ciências da Terra e do Universo que podem ser acessados on-line, uma vez que as atividades presenciais da instituição estão suspensas. São cursos completos, livros, apostilas, podcasts, vídeos e aplicativos de temas variados.

Muitos dos materiais disponibilizados foram produzidos pelos cientistas do IAG e outros, indicados com curadoria de professores que integram a equipe da Comissão de Cultura e Extensão. Confira alguns a seguir.

IAG na sua casa – Foto: Reprodução

O Sismocast é um podcast produzido pelos pesquisadores do Centro de Sismologia da USP que busca desconstruir alguns pensamentos do senso comum dos brasileiros sobre terremotos. São dez episódios com temas que vão desde a importância da sismologia mesmo em países de baixa sismicidade até a detecção da Nasa de tremores em terras marcianas. O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming e também no Youtube.

O curso on-line Origens da vida no contexto cósmico tem o objetivo de apresentar os mais recentes avanços científicos na compreensão deste assunto tão intrigante. Seu formato é multidisciplinar e leva à melhor compreensão dos aspectos envolvidos no surgimento de vida na Terra e no possível surgimento de vida em outros planetas.

Você já se perguntou como seu celular sabe o tempo todo sua localização no mundo? Isso acontece graças a um sistema de navegação global chamado GPS. A XIV Escola de Verão da Geofísica preparou um material intitulado Posicionamento por GPS para Geofísica que está recheado de dicas para você se aprofundar no assunto.

Na série de animações Rockstar e a Origem do Metal, um jovem roqueiro percebe, após uma aula de química, que o ferro presente no aço – que está nas cordas de sua guitarra – deve ser o mesmo presente nas células de seu sangue. Essa ideia desperta nele a curiosidade sobre a origem desse elemento químico. O vídeo tem como objetivo explorar a origem dos metais e da água do ponto de vista da astronomia.

O canal Astronomia ao meio-dia traz uma série de palestras com nível básico, sobre temas atuais da astrofísica. As palestras são realizadas semanalmente durante o período letivo, mas as apresentações anteriores estão disponíveis em vídeo.

Para conferir mais atividades e materiais disponibilizados pelo IAG, acesse o link.