Confira eventos on-line com especialistas da USP que acontecem nesta semana

Webinars, lives e outros encontros on-line realizados com pesquisadores e gestores da USP podem ser acompanhados gratuitamente pela internet

Foto: Freepik CC

.

Com a necessidade de distanciamento social devido à pandemia da covid-19, as várias unidades e institutos da USP têm realizado webinars, lives, seminários e demais encontros com transmissão pela internet. Confira a seguir alguns eventos selecionados pelo Jornal da USP com transmissões gratuitas e abertas ao público em geral.
.

Dia 29 de junho – segunda feira

Povos Indígenas no Estado de São Paulo: invisibilidades e vulnerabilidades diante da pandemia da covid-19

Os desafios e as ações desenvolvidas no Estado para garantir a assistência à saúde dos povos indígenas é o assunto do 17º webinar da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que terá transmissão às 10 horas pelo YouTube neste link. Povos Indígenas no Estado de São Paulo: invisibilidades e vulnerabilidades diante da pandemia da covid-19 vai discutir o respeito à atenção diferenciada, conforme preconizado no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, a invisibilidade e as vulnerabilidades inerentes a esses povos e a articulação para a contenção da contaminação no contexto da pandemia da covid-19. Entre os palestrantes estarão Andrey Cardoso, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e membro do GT Saúde Indígena da Abrasco; Chirley Pankará, educadora, ativista do movimento indígena e doutoranda em Antropologia Social pela USP; Thiago Henrique Karai Djekupe, liderança indígena da Terra Indígena do Jaraguá e Apoiador de Saúde Indígena; e Nayara Scalco, pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde e membro do GT Saúde Indígena da Abrasco.

Direito à Cidade e Direito à Vida: Estado, Cotidiano e Resistências

O evento Direito à Cidade e Direito à Vida: Estado, Cotidiano e Resistências, organizado pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, vai discutir como a pandemia aprofunda a crise do mundo capitalista, aumentando as privações cotidianas, bem como a segregação e desigualdades urbanas. A transmissão ao vivo pela internet será às 15 horas neste link. Como expositores participam Glória Alves, da FFLCH e IEA/USP; Luiz Recamán, da FAU e IEA/USP; e Paolo Colosso, da UFSc e IEA/USP.

Práticas Comunitárias Inovadoras e Auto-organização para Enfrentar a Crise em Paraisópolis

O objetivo do encontro é colocar em diálogo as práticas comunitárias e da autogestão e auto-organização em Paraisópolis a partir das experiências locais da atuação em redes de solidariedade que visam o enfrentamento da covid-19. A transmissão on-line será às 16 horas neste link. Organizado pelo Grupo de Trabalho Diálogos Abertos do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, terá como convidados Suéli do Socorro Feio, do projeto “Costurando Sonhos”; Elizandra Cerqueira, da Associação das Mulheres de Paraisópolis; Rejane Santos, do projeto Emprega Comunidades; e Givanildo Pereira Bastos, do grupo “Presidentes de rua no combate” à covid-19.


Dia 30 de junho – terça-feira

How Coronavirus is Changing Higher Education

O Fórum Internacional de Discussão: Indo para o Novo Normal? reunirá dirigentes de universidades e especialistas para trocar experiências e analisar os planos institucionais para avançar no contexto da nova realidade das mudanças provocadas pela pandemia da covid-19. O evento tem início com o workshop How Coronavirus is Changing Higher Education, com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan; do chanceler do Sistema da Universidade do Texas, James Bennett Milliken; do reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Evilázio Francisco Borges Teixeira; e do vice-reitor da Universidade de Notre Dame, Michael Pippenger. O encontro será transmitido ao vivo, às 11 horas, pelo YouTube neste link.

Como será o ensino prático na Medicina com a covid-19?

Como será o ensino prático na covid-19? terá o professor Arnaldo Lichtenstein, do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da FMUSP, respondendo às principais dúvidas de pais e alunos em relação aos riscos da infecção pelo novo coronavírus e sobre as perspectivas de futuro da pandemia no contexto de retorno das atividades práticas das aulas de graduação do curso de Medicina. O evento é realizado pelo Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (Cedem) da FMUSP e terá transmissão on-line, às 18 horas, neste link.

Uma breve visão das ciências forenses na área da saúde

Uma breve visão das ciências forenses na área da saúde é o tema da aula magna da Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LASCF), da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, que será transmitida pelo canal do YouTube da Liga, às 19 horas. Os palestrantes são Maria Aparecida Miranda de Paula Machado, professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB; Ricardo Henrique Alves da Silva, professor responsável pela área de Odontologia Legal da USP em Ribeirão Preto; Rafael Casali Ribeiro, professor de Medicina da USP em Bauru; Denise de Oliveira Carneiro Berejuk, perita criminal oficial do Estado do Paraná; e Marco Aurélio Guimarães, médico legista da USP de Ribeirão Preto. Haverá emissão de certificados aos participantes que se inscreverem até as 12 horas no dia do evento neste link ou na página @lascf.fobusp no Instagram. Também haverá espaço para doações que beneficiarão a instituição Casa da Sopa, de Bauru.


Dia 1º de julho – quarta-feira

Desigualdade de Gênero na Pandemia: o ODS 5 no Cenário Pós-covid-19

A reflexão sobre a condição feminina na pandemia e a necessidade de se propor soluções de políticas públicas para a desigualdade de gênero no contexto pós-covid estará em discussão no webinar do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, às 14 horas, com transmissão on-line, sem necessidade de inscrição, pelo site do IEA neste link. Desigualdade de Gênero na Pandemia: o ODS 5 no Cenário Pós-covid-19 terá cinco painéis: as mulheres e o trabalho, violência contra a mulher, população feminina encarcerada, as mulheres e a cidade e atuação política das jovens mulheres negras. Participam do evento Luciana Fukimoto Itikawa, da Fiam/Faam/FMU e Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing – Wiego; Wânia Pasinato, do IEA, USP Mulheres e ONU Mulheres Brasil; Surrailly Fernandes Youssef, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Daniela Campos Libório, do Conselho Federal da OAB e PUC SP; e Juliane Cintra, da ONG Ação Educativa.

Trabalho, Vida e Saúde de Trabalhadores por Aplicativos: Impactos da Pandemia da Covid-19 e como Avançar na Direção de Conquistas

No dia em que os entregadores que atuam por meio de aplicativos prometem uma paralisação da categoria em todo o Brasil, o IEA irá discutir os impactos da pandemia do coronavírus na vida desses trabalhadores. o webinar Trabalho, Vida e Saúde de Trabalhadores por Aplicativos: Impactos da Pandemia da Covid-19 e como Avançar na Direção de Conquistas será às 18 horas com transmissão pela internet neste link. O debate terá participação de Gilmar Ortiz de Souza, da Pastoral Operária; Juliana Camilo, da PUC/SP; Ludmila Abilio, do Cesit/Unicamp e Renan Bernardi Kalil, do Ministério Público do Trabalho de São Paulo. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida dos Trabalhadores do Instituto de Estadus Avançados (IEA) da USP.

State, Nation and Beyond: US Drug Policy in a Three-Level Analysis

As mudanças na política de drogas dos Estados Unidos que influenciam no Regime Internacional de Proibição é o assunto do seminário doutoral State, Nation and Beyond: US Drug Policy in a Three-Level Analysis, da pesquisadora Natália Nunes, que será transmitido, às 14 horas, neste link. Natália Nunes é doutoranda pelo IRI e pesquisadora visitante no Drug Enforcement and Policy Center, da Ohio State University. O evento é realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) em conjunto com o Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni) do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.


Dia 2 de julho – quinta-feira

A Medicina em Tempos de Pandemia

A Medicina em Tempos de Pandemia vai apresentar as reflexões e vivências dos professores eméritos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Angelita Gama, da área de Cirurgia, Yassuhiko Okay, da Pediatria, e Valentim Gentil, da Psiquiatria. O encontro faz parte das reuniões gerais organizadas pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP e terá transmissão, às 10h30, neste link.


Dia 3 de julho – sexta-feira

A Ciência é a Terra Firme em Um Mar de Desinformação?

O mar de desinformação na atualidade, com notícias falsas inundando a Internet e sendo compartilhadas amplamente é o assunto do webinar promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP que será transmitido neste link às 14 horas pelo canal no Youtube do Grupo de Estudos em Saúde Planetária. Com o título A Ciência é a Terra Firme em Um Mar de Desinformação? o evento terá como debatedores Aline M Carvalho, do Projeto Sustentarea; Daniela Vianna, do Jornal O CLIMA; Luiza Caires, do Jornal da USP / Ciência USP; e Mayara Floss, dos canais WONCA Environment, WONCA Rural, Rural Seeds, Série SUS, Causos Clinicos, Medicina em Debate. A abertura será de Antonio Mauro Saraiva, do IEA e Escola Politécnioca (EP) da USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.