Concurso na USP estimula aplicações com a tecnologia dos beacons

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, na USP em São Carlos, e a empresa de inovação Siena Idea promovem ação para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade

04/10/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: jnxyz via Visual Hunt
Dispositivo beacon (à esq.) emite informações, por meio da tecnologia bluetooth, diretamente a smartphones cadastrados – Foto: jnxyz via Visual Hunt

.
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e a empresa de inovação Siena Idea estão promovendo um concurso que estimula a criação de aplicações com a tecnologia dos beacons – pequenos dispositivos físicos que emitem curtos pacotes de dados bluetooth com certa frequência e raio de alcance programáveis. Localizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Edson Moreira, pesquisador do CeMEAI, afirma que a utilização de beacons para sinalização de produtos para venda, itens de acervo em museus e em guias eletrônicas para turismo é bem conhecida. “Pretende-se, com este concurso, expandir o universo de utilização destes dispositivos dentro do que se convencionou chamar de Internet das Coisas”, explica.

Foto: O. Wagner via Visual Hunt

Ainda segundo ele, o desenvolvimento de aplicações com beacons inseridos em contextos definidos pela combinação de dados oriundos da leitura de sensores comumente disponíveis em smartphones, do tipo acelerômetro, GPS, NFC etc., pode gerar utilizações novas e inovadores para essa tecnologia. “Os escopos principais de aplicação seriam o uso domiciliar, comercial e em ITS (Intelligent Transportation Systems). No entanto, propostas em outras áreas poderiam também ser consideradas.”

Os vencedores do concurso serão estimulados a criar startups, de maneira a contribuir para o crescimento do ecossistema baseado nesta tecnologia.

Podem participar do concurso alunos de graduação e pós-graduação da USP, de qualquer curso, de todos os campi.

O cronograma e regulamento podem ser acessados no site do concurso. As inscrições podem ser feitas também pelo site até dia 16 de outubro. O resultado da premiação sairá no dia 24 de março.

No dia 7 de outubro, das 14h30 às 16h30, será realizado um workshop sobre o concurso no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC, na USP em São Carlos, localizada na Av. Trabalhador São-Carlense, 400.

Sobre o CeMEAI

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, CCET-UFSCar, IMECC-Unicamp, Ibilce-Unesp, FCT-Unesp e o IAE compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Siena Idea

A Siena Idea é um agente de inovação localizado em São Carlos, cujo objetivo é transformar o conhecimento novo gerado nas universidades de São Carlos em algo de valor para o mercado. E o inverso também: trazer problemas complexos e relevantes do mercado para serem pesquisados pela academia.

Mais informações: (16) 3373-6609, contatocemeai@icmc.usp.br, Facebook.

Raquel Vieira/ Assessoria de Comunicação do CeMEAI