Programa Giro Cultural cria roteiro exclusivo para comunidade USP

Alunos, docentes e funcionários dos campi da Universidade do interior podem participar de visitas gratuitas na capital

 30/08/2018 - Publicado há 6 anos
Além do novo USP Conhecendo a USP, o programa oferece três opções de roteiros na Cidade Universitária e uma opção fora do campus – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com roteiros gratuitos abertos a toda a comunidade, o Giro Cultural apresenta ao público o patrimônio arquitetônico, cultural e científico da USP, além de obras modernistas importantes da capital paulista. Criado em 2012 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o programa acaba de ganhar mais um roteiro, exclusivo para alunos, docentes e servidores da USP dos campi do interior: o USP Conhecendo a USP.

+ Mais

USP oferece roteiros gratuitos pela cidade no Giro Cultural

A visita monitorada é feita na Cidade Universitária e em outros locais da cidade de São Paulo que têm relação com a Universidade. O ônibus passa por quase 40 pontos dentro do campus e envolve também a realização de atividades no Museu de Arte Contemporânea e no Centro Universitário Maria Antonia.

No dia 11 de agosto, foi realizada uma edição piloto, com 35 participantes vindos do campus de São Carlos. Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida Moreira Machado, “o público da própria USP muitas vezes não conhece esses espaços ou não se sente parte deles. Por isso estamos investindo em ações que valorizem a integração total da comunidade, criando oportunidades de apropriação”.

Giro Cultural durante a Virada Científica da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O programa Giro Cultural pretende, no futuro, viabilizar a ida do público da capital aos campi do interior.

Os interessados podem se inscrever no site e acessar o roteiro do passeio, que inclui o Centro de Práticas Esportivas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Conjunto Residencial da USP, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, entre outros. A participação é gratuita.

Cada pessoa vinculada à USP pode levar um acompanhante. As vagas são limitadas de acordo com a disponibilidade de ônibus para cada campus.

O calendário de visitas funciona em esquema de rodízio, com um campus atendido a cada mês, sempre aos sábados, conforme o calendário:

Data Campus de origem
15 de setembro Ribeirão Preto
20 de outubro Piracicaba
10 de novembro Lorena
24 de novembro Pirassununga
8 de dezembro Bauru

 

Além do novo USP Conhecendo a USP, o programa oferece três opções de roteiros na Cidade Universitária – Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico – e uma opção fora do campus – A USP e a São Paulo Modernista, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital. Todos eles são abertos ao público.

Mais informações: (11) 3091-1190, e-mail girocultural@usp.br

Da Comunicação Institucional da PRCEU


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.