Guia orienta comunidade USP sobre colaboração com empresas

Criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Agência USP de Inovação, material auxilia a parceria com entidades externas

04/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 06/06/2018 as 14:31
Detalhe da capa do material. Clique para acessar – Imagem: Divulgação

São muitos os atores da sociedade com quem a USP pode estabelecer parcerias e criar projetos de interesse comum: de startups a grandes empresas que possuam uma área avançada de pesquisa e desenvolvimento, bem como governos e o terceiro setor. Para orientar a comunidade e potenciais parceiros no estabelecimento desse tipo de atividade, a Universidade acaba de lançar o Guia para colaboração USP + Empresas.

O material foi elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa junto à Agência USP de Inovação e traz informações básicas sobre formas e caminhos para a concretização de parcerias com entidades externas.

Segundo o guia, as colaborações têm como objeto principal “transferir conhecimento e tecnologia da Universidade para a sociedade; trazer problemas relevantes da sociedade para dentro do universo acadêmico, como forma de contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento do país e para a formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação; permitir a captação de recursos para investimentos na formação de estudantes de graduação e pós-graduação e em projetos de pesquisa”.

São vários os tipos de colaboração possíveis. Além dos já conhecidos projetos de pesquisa em torno de desafios trazidos por empresas, as parcerias também podem ocorrer na forma de prêmios para estudantes e pesquisadores, consultorias, oferecimento de bolsas e patrocínio de eventos, por exemplo.

Para que isso ocorra, há também diversas formas de financiamento. Os recursos podem vir de doações, convênios, cofinanciamento ou de mecanismos de incentivo ao financiamento privado – caso da Lei Rouanet.

As informações tratadas no guia também incluem orientações para empresas que queiram entrar em contato com pesquisadores da USP, além de informações sobre propriedade intelectual.

O Guia para colaboração USP + Empresas pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link.