Grupo de ginástica da USP participará de mundial na Áustria

A modalidade do grupo reúne elementos da ginástica, dança e expressão corporal

16/01/2018 - Publicado há 6 anos
É a primeira grande conquista do grupo de Ginástica Para Todos, criado em 2015 – Foto: Assessoria EEFE-USP

.
Desde a graduação, Mônica Ehrenberg e Michele Carbinato eram apaixonadas por ginástica. Hoje, como professoras da Faculdade de Educação (FE) e da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, respectivamente, coordenam o Gymnusp, grupo de estudos e pesquisa de Ginástica Para Todos credenciado para o maior evento não competitivo da modalidade no mundo.
Em julho de 2019, a equipe do Gymnusp estará partindo para a 16ª edição da World Gymnaestrada, que será sediada na Áustria.

Ao contrário da rigidez presente na ginástica artística, a proposta da ginástica para todos é reunir elementos da dança, ginástica e expressão corporal para que qualquer pessoa seja capaz de se expressar e se exercitar através da modalidade.

O Gymnusp foi criado em 2015 e é um dos grupos universitários de ginástica para todos mais recentes do Brasil. Atualmente, reúne participantes de todos os cursos da USP.

Participantes do Gymnusp – Foto: Assessoria EEFE

.
“O projeto surgiu da vontade de colocar a USP em sintonia com outras universidades brasileiras que já possuem um grupo de Ginástica Para Todos”, afirma Mônica. A modalidade já é bastante difundida no ambiente universitário. A equipe de ginástica para todos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, tem mais de duas décadas de história.

“Além de suprir essa demanda dentro da USP, é muito gratificante conquistar esse credenciamento do World Gymnaestrada dois anos após a criação do grupo”, reconhece Mônica.

Agora, o desafio é reunir verba para pagar as taxas para participar da competição, que começam a ser cobradas em março.

Outro obstáculo é evitar a rotatividade dos membros da equipe. Como a inscrição para participar do grupo é semestral, boa parte das pessoas participam do Gymnusp em apenas metade do ano e dependem dos horários das suas grades e trabalhos para continuar no semestre seguinte. “Ainda assim, alguns alunos se interessam em permanecer no grupo até mesmo após se formarem”, conta Mônica.

As inscrições oficiais se encerraram no início de janeiro, mas interessados em participar podem comparecer ao Serviço de Cultura e Extensão da EEFE para tentar se matricular no início das atividades do grupo.

As aulas ocorrem toda quarta-feira, das 11h30 às 13 horas, no Salão D da EEFE, na Av. Prof. Mello Moraes, 65, campus Cidade Universitária, em São Paulo. Quando o grupo participa de alguma competição e precisa intensificar os treinos, também são marcados encontros aos sábados, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

Abaixo, assista ao ensaio da performance Quem se Importa. A coreografia da música They Don’t Care About Us, de Michael Jackson, foi escolhida para ser apresentada em dezembro, no Sesc Pompeia, onde a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e a Federação Paulista de Ginástica (FPG) credenciaram o grupo para o Gymnaestrada. “A música de Michael foi escolhida por tratar de conflitos políticos, econômicos e sociais que estão muito em pauta até hoje”, diz Mônica.