Equipe da USP ganha competição na maior feira de games da América Latina

Geleia de FoG, de São Carlos, criou jogo sobre educação financeira em 48 horas e levou a Brasil Game Jam

 25/10/2018 - Publicado há 5 anos
A equipe Geleia de FoG comemora a vitória: eles criaram o jogo Pescando Sonhos – Foto: Divulgação/ BGJ 2018

.

Falar sobre finanças com as crianças pode ser uma tarefa difícil para pais e professores, mas para a equipe Geleia de FoG da USP foi um desafio e tanto. Selecionada entre as dez melhores do País para participar da Brasil Game Jam, a equipe criou um jogo sobre educação financeira infantil em apenas 48 horas. Representando o The Fellowship of the Game (FoG), um grupo de extensão vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o time conquistou o primeiro lugar com um jogo de pesca para celular chamado Pescando Sonhos.

Segundo o Banco do Brasil, patrocinador do evento, o investimento no game dependerá do feedback do público. “Nós temos a expectativa muito grande aqui. Pode ser que venha algo muito interessante e, consequentemente, o banco venha a investir, de fato”, comentou Delano Andrade, gerente executivo do banco em entrevista ao site Epílogo.

Anayã, Gabriel e Rafael (da esquerda para a direita) criaram um jogo sobre educação financeira infantil em apenas 48 horas – Foto: Divulgação/ BGJ 2018

O objetivo é que o jogador acumule R$ 200 para comprar o barco dos sonhos. Mas, para isso, ele deve controlar um anzol e pescar coisas no fundo do mar como peixes, algas e até baús de tesouros.

Cada um dos itens pescados rende dinheiro, que será usado na loja para comprar novas ferramentas, como mais anzóis ou linhas de pesca maiores, aprimorando a capacidade de pesca.

Além disso, é possível também que o jogador faça investimento em pérolas. Ou seja, ele compra uma ostra que fabrica pérolas dentro de si e, quanto mais tempo o jogador deixar a ostra no fundo do mar, maior será o tamanho da pérola e o seu retorno financeiro, simulando uma poupança.

De acordo com os desenvolvedores do jogo, ensinar a criança a tomar decisões de como deve gastar seu dinheiro pode fazê-la aprender a investir seus recursos e saber em que momento deve gastá-los.

Equipe Vórtex Jelly também representou o FoG durante a Brasil Game Jam – Foto: Divulgação/BGJ 2018

“A ideia é a criança jogar e aprender sobre educação financeira de forma natural”, explica Anayã Ferreira, uma das desenvolvedoras do jogo. Mais dois estudantes fizeram parte da equipe: Rafael Gallo e Gabriel Simmel. Os três são estudantes do curso de Ciências de Computação do ICMC. “Não teria conseguido sem ajuda dos meus colegas de equipe e a experiência que tive no FoG”, conta Gabriel.

A Brasil Game Jam ocorreu durante a Brasil Game Show, uma feira que reúne as principais empresas do setor, em que são apresentadas as novidades do mercado de PC, console, mobile, realidade virtual, card games e jogos de tabuleiro. Realizada na cidade de São Paulo, a feira foi realizada de 10 a 14 de outubro.

Além da Geleia de FoG, o ICMC também foi representando pela Vórtex Jelly, outra equipe classificada entre as dez melhores. Formada por Lui Franco, Oliver Becker e Willian Gonzaga, eles desenvolveram o jogo Hall If Streamers. No game, você deve virar um YouTuber de sucesso.

“A ideia do nosso jogo é ser um streaming grande. O jogador começa com uma câmera e um microfone do notebook e precisa evoluir seu equipamento. A cada visualização, o jogador ganha uma quantidade de moedas e pode aplicar o dinheiro em cursos extras, como carisma e informática”, finaliza Lui.

Talissa Fávero/ Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
.
.
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.