Em primeira semana na USP, calouros têm aula com grandes nomes

Daniel Kleppner, José Goldemberg, Sergio Adorno, Paulo Artaxo e Fernando Haddad estão entre os palestrantes

 03/03/2017 - Publicado há 7 anos

especial_chapeu_usp_calouros

Para marcar a chegada dos novos estudantes, várias unidades da USP organizam a chamada aula magna, também conhecida como aula inaugural. Uma atividade em que pessoas de destaque em suas áreas, seja na ciência, política ou cultura, falam aos jovens que iniciam seu caminho no ensino superior. Essa aula integra a Semana de Recepção aos Calourosquando a Universidade se mobiliza para a chegada de mais de 11 mil alunos. A programação especial ocorre de 6 a 9 de março. Confira algumas personalidades de destaque:

00_zero

20170303_00_daniel-kleppner

No Instituto de Física de São Carlos (IFSC), por exemplo, os alunos poderão ouvir um dos mais importantes físicos atômicos ainda vivos, o cientista Daniel Kleppner.

Seus estudos iniciais, na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês), levaram-no à descoberta de um novo tipo de relógio atômico – chamado maser de hidrogênio -, facilitador na criação do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A apresentação será dia 7 de março.

00_zero

20170303_00_goldemberg


Os calouros da Escola Politécnica (Poli) terão a oportunidade de assistir a aula magna com o Professor Emérito da USP José Goldemberg. Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Goldemberg apresenta o tema Energia, Tecnologia e Desenvolvimento. A aula será dia 6 de março, na Cidade Universitária.

00_zero

20170303_00_sergio-adorno


Já os estudantes do curso de Engenharia de Petróleo da Poli, que fica no campus da USP em Santos, terão a aula inaugural com Sergio Adorno, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O cientista social é uma das maiores referências no País em estudos sobre violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitos sociais e apresentará a aula no dia 9 de março.

00_zero

20170303_00_paulo-artaxo


Na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) , quem ministrará a aula magna será o premiado professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, uma das grandes referências mundiais na área de mudanças climáticas. Artaxo, que é professor do Instituto de Física (IF) da USP, falará aos alunos no dia 6 de março.

00_zero

20170303_00_Haddad


O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é o convidado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp). Professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Haddad apresenta aula magna no dia 8 de março.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.