Comunidade USP pode responder questionário sobre sustentabilidade

Resultado vai compor o Relatório de Sustentabilidade da Universidade, com previsão de lançamento para 2019

 29/11/2018 - Publicado há 5 anos
Foto: Maicom Brandão

.
A Universidade, como parte dos esforços para avançar rumo à sustentabilidade, elaborou o projeto Cultura de Sustentabilidade na USP, o qual visa avaliar a vivência de sustentabilidade dos alunos e servidores docentes, técnicos e administrativos por meio de um questionário eletrônico.

Mas o que é a cultura de sustentabilidade e por que isso é importante? Resumindo bem, trata-se da sensibilização sobre os desafios socioambientais e do comprometimento com um estilo de vida sustentável, o que é muito importante para garantir o atendimento das necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.

A primeira etapa desse projeto ocorreu em 2016, quando foi aplicado um questionário à comunidade do campus de São Carlos, e contou com mais de 1,2 mil participantes, entre alunos de graduação, pós-graduação, servidores docentes, técnicos e administrativos. Parte do resultado desse trabalho poderá ser conferida nas próximas semanas por meio de notícias envolvendo os seguintes temas: transporte; prevenção de desperdícios e redução na produção de resíduos; áreas verdes e sustentabilidade.

Foto: Maicom Brandão

Neste ano, o questionário será aplicado para toda a USP, a fim de que seu resultado venha a compor o Relatório de Sustentabilidade da USP, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019.

Além disso, a comparação das respostas de 2016 e 2018 favorecerá a implementação de um sistema de monitoramento dos impactos positivos da Política Ambiental da Universidade.

Para participar, clique no link correspondente abaixo:

• Alunos de graduação: https://bit.ly/2r0aSSq
• Alunos de pós-graduação: https://bit.ly/2KrNciI
• Docentes: https://bit.ly/2POvUlS
• Servidores técnicos e administrativos: https://bit.ly/2r2igg1

O envolvimento de cada um é muito importante para a construção de uma universidade comprometida com o mundo.

O projeto tem coordenação do professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Tadeu Malheiros, e realização por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento, em parceria com o Instituto de Sustentabilidade Graham da Universidade de Michigan, com o apoio da Superintendência de Gestão Ambiental da USP.

Mais informações com o núcleo pelo telefone (16) 3373-8261 ou e-mail nups@eesc.usp.br.

Da Assessoria de Comunicação da EESC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.