Competição virtual de matemática para estudantes ajuda a treinar conhecimentos

Olimpíada realizada pela USP em Pirassununga tem inscrições abertas até o dia 7 de junho

14/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 15/05/2020 as 18:40
Avaliação terá questões dissertativas que deverão ser respondidas à mão – Foto: Pixabay CC

.
Estão abertas as inscrições para a XII Olimpíada de Matemática FZEA-USP, uma competição científica para treinar conhecimentos de matemática destinada a estudantes a partir do sexto ano do ensino fundamental, alunos do ensino médio e superior, e candidatos maiores de 18 anos. Organizada pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, acontecerá a distância entre os dias 8 e 9 de junho devido à pandemia e à necessidade de isolamento social. Os candidatos podem se inscrever através do formulário on-line gratuitamente até o dia 7 de junho.

A avaliação terá cinco questões dissertativas que deverão ser respondidas à mão e enviadas por e-mail pelos participantes dentro do prazo de 24 horas. O professor Juan López Linares, coordenador do evento, explica que as questões serão enviadas aos candidatos às 8 horas no dia 8 de junho e os inscritos possuem um dia para encaminhar as respostas, até as 8 horas do dia seguinte. Os exercícios dissertativos devem ser respondidos de próprio punho, em letra legível, e os estudantes precisam tirar foto e enviar por e-mail para correção.

Como será realizada no formato a distância, os competidores podem realizar consultas. “A ajuda de familiares e a pesquisa na internet são encorajadas”, afirma Linares, destacando que a olimpíada tem como objetivo principal incentivar o estudo da matemática. Para ele, a integração da competição com familiares e a utilização de recursos tecnológicos contribuem para que esse objetivo seja alcançado.

A olimpíada possui quatro níveis de prova, com exercícios em que o grau de dificuldade varia conforme esses níveis. O Nível 1 é destinado aos estudantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental; estudantes do oitavo e nono ano se enquadram no Nível 2; estudantes do ensino médio participam do Nível 3; e interessados maiores de 18 anos ou estudantes do ensino superior integram o Nível Universitário. Em fase única, a Olimpíada da FZEA-USP distribui medalhas para os melhores colocados de cada uma das categorias.

Para auxiliar na preparação dos participantes desta edição, além de ajudar nos vestibulares, Linares criou o grupo Matemática para Olimpíadas e Vestibulares no Facebook, onde são disponibilizados vídeos e materiais de ensino de matemática.

Para mais informações, acesse aqui.