Competição on-line busca despertar o interesse de jovens pela ciência

No projeto da Escola de Engenharia de Lorena da USP, alunos do ensino fundamental II e médio de todo o País podem se inscrever gratuitamente até o dia 29 de outubro

 Publicado: 29/09/2021
Por
Alunos participantes devem solucionar enigmas científicos – Foto: Freepik

.
Estudantes matriculados entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental e 1º e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas ou particulares de todo o Brasil, podem participar do Desafio do Conhecimento, que acontece nos próximos meses.

A competição on-line e gratuita, idealizada pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, é feita em duas fases. Na primeira, os participantes devem responder os enigmas propostos com base em conhecimentos teóricos e práticos relacionados a conteúdos científicos em um período máximo de três horas. Os 30 mais bem colocados serão classificados para a próxima etapa, que deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro.

A avaliação é dividida em três níveis: o primeiro para alunos do 6º e do 7º ano, o segundo para o 8º e do 9º ano e o terceiro para o ensino médio. 

Para participar, os estudantes devem criar uma conta no site da EEL, neste link, e preencher o formulário de inscrição. Os participantes são responsáveis pelo download, instalação e configuração das ferramentas auxiliares de acesso que a organização do desafio indicar.

Os resultados serão divulgados no site oficial do desafio. Os três primeiros colocados de cada ano do ensino fundamental e médio serão premiados com certificados. 

Mais informações podem ser encontradas no regulamento e as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: desafio@usp.br.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.