Competição de conhecimentos tem inscrições abertas para alunos da rede pública de São Paulo

Competição promovida pelo programa Vem Saber USP do Instituto de Física de São Carlos busca estimular o aprendizado do conteúdo programático dos processos seletivos e vestibulares; inscrições vão até 4 de agosto

31/05/2023 - Publicado há 11 meses
Competição de conhecimentos busca motivar aprendizado de conteúdos do vestibular – Arte sobre foto/Freepik

.
O programa Vem Saber USP tem inscrições abertas para que estudantes de escolas públicas do ensino médio participem da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (Cuco) 2023. A competição está na 7ª edição e tem o objetivo de estimular o aprendizado das disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos e vestibulares que dão acesso ao ensino superior. Para participar é necessário fazer o cadastro on-line até o dia 4 de agosto neste link.

A Cuco é uma realização do programa Vem Saber USP com apoio do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com o Centro Paula Souza e com as 91 Diretorias de Ensino paulistas. Nesta edição, a competição tem algumas novidades, entre elas o maior número de premiações para professores e alunos. A prova não sofreu mudanças e será realizada em fase única e on-line. O regulamento completo está disponível clicando aqui.

Premiações

Os alunos participantes vão concorrer a três tipos de prêmios. O primeiro deles será dado a todos os alunos que concluírem a prova da Cuco e alcançarem a nota de corte. Outro para os 100 mais bem colocados na competição, mesmo que sejam da mesma série. Por fim, os três primeiros colocados das três séries do ensino médio, de cada escola participante, também receberão reconhecimento público pela conquista na competição, além de participarem de lives sobre acesso ao ensino superior.

Quanto aos professores incentivadores (é necessário cadastro prévio no site do programa), a Cuco irá dar bolsas integrais para cursos de MBA da USP da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), com duração de 18 meses, para o profissional que mais levar alunos a participar da competição, em cada uma das 91 Diretorias de Ensino.

Também haverá premiações para grupos de escolas e dirigentes de ensino. Os prêmios já estão definidos no edital da Cuco.

A competição

A Cuco é uma prova on-line em que os alunos inscritos devem responder questões de múltipla escolha nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa.

Os alunos participantes concorrem apenas com os estudantes da mesma escola e série escolar. Para tanto, é preciso que os professores se cadastrem e que os alunos de todas as escolas da rede pública estadual, municipal e federal do Estado de São Paulo se inscrevam.

Para realizar a inscrição, que vai até o dia 4 de agosto, clique aqui e para saber mais sobre o programa Vem Saber USP acesse o site https://vemsaber.ifsc.usp.br.

.

Texto: Assessoria de Imprensa do Vem Saber USP