Arte sobre foto/Livro Noções de Oceanografia

Como entender a importância dos oceanos? Curso da USP sobre o tema dá origem a e-book

Com quase mil páginas, o livro Noções de Oceanografia marca 27 anos do curso de extensão e 75 anos do Instituto Oceanográfico da USP; obra está disponível gratuitamente na internet

09/09/2021 - Publicado há 3 anos

Redação

O ano de 2021 é um marco para os estudiosos e amantes do mar. O Instituto Oceanográfico (IO) da USP acaba de lançar a obra Noções de Oceanografia, um livro eletrônico que ostenta oito seções, 37 capítulos, mais de 900 páginas e 800 figuras. O lançamento do livro marca os 75 anos do instituto e o início da Década do Oceano, instituída pelas Nações Unidas pelo período de 2021 a 2030 para reforçar a urgência e a importância da sustentabilidade dos mares.

Organizada pelo professor Joseph Harari, a elaboração da obra reuniu 72 autores e 10 editores associados. Ela foi concebida a partir do curso de difusão cultural Noções de Oceanografia, ministrado desde 1993 por docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e técnicos especializados do IO. Atualmente o curso está na 55ͣ turma, a terceira em formato remoto. Cerca de 240 alunos compõem cada edição, somando mais de 10 mil alunos.

Tanto o livro quanto o curso resultaram do empenho de profissionais dedicados e comprometidos com a disseminação de uma cultura oceânica. O curso, por exemplo, é ministrado de forma voluntária, nas manhãs de domingo.

“Esperamos que seja útil para todos os interessados no mar. É uma divulgação e disseminação da cultura oceânica, principalmente para conscientizar a comunidade sobre a importância da oceanografia”, disse Harari no lançamento do livro. O organizador e editor-chefe da publicação salientou que a qualidade ambiental dos oceanos é fundamental para a sobrevivência da humanidade “e para uma boa qualidade de vida das próximas gerações”.

20210909_joseph_harari

Joseph Harari, professor do Instituto Oceanográfico da USP e organizador do livro - Foto: Divulgação/IEA

Noções completas

Explorando o histórico das grandes navegações até equipamentos de campo, a obra se distribui em: Histórico da Oceanografia, Oceanografia Geológica, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Biológica, Oceanografia na Prática e o Profissional Oceanógrafo. Os leitores encontrarão textos e ilustrações sobre o início e o desenvolvimento da ciência oceanográfica, a composição do interior da Terra, o relevo oceânico, sedimentos no assoalho marinho, geofísica marinha, a dinâmica de fluidos e a circulação marinha, ondas e marés, características físicas do Oceano Austral, a composição da água do mar, a poluição orgânica e por metais, a bioluminescência marinha, a vida no mar, seus habitantes e ecossistemas, entre outros.

Por ser uma publicação eletrônica, o livro conta com links que remetem diretamente aos capítulos e subcapítulos, podendo o leitor acessar diretamente o conteúdo de interesse.

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Aparecida Machado, esteve presente no evento de lançamento do livro, que foi um dos projetos contemplados no 6º Edital Santander/USP/Fusp. “A USP é uma universidade que tem se apresentado para a sociedade. E a materialização deste livro representa isso”, afirmou.

Já o chefe do Depto. de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP, Bernardo Andrade, ressaltou a parceria de longa data com o IO. “É uma grande satisfação receber a publicação desse livro, que já tem uma história longa e vai ajudar muito os nossos estudantes de graduação e que estão interessados em trabalhar com o mar”, disse.

Para a diretora do IO, Elisabeth Saraiva, a obra reflete uma das metas do instituto, que é o de alcançar a sociedade. “Mas também é uma realização pessoal de todos que estão colaborando com o curso, há 27 anos”, lembrou.

Mar de conhecimento

O mar cobre cerca de 70% da superfície terrestre, uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados, contendo cinco quatrilhões de toneladas (5. 1015t) de água.

Esta frase abre o subcapítulo sobre o ambiente marinho. Embora destaque informações precisas e atualizadas sobre a vida no mar, o livro reforça a ideia de que a complexidade do maior bioma do planeta ainda é um desafio ao conhecimento humano.

Ainda assim, o leitor encontrará assuntos associados e inesperados, como, por exemplo, a explicação de por que o Brasil não tem desertos ou o valor aproximado de uma gota do oceano em dólares. Para além do que se vê, o livro destaca os impactos do Antropoceno sobre a sustentabilidade do oceano.

SOBRE O OCEANO

O oceano cobre 71% da superfície terrestre

Corresponde a 97% da água do planeta

Fonte de recursos, os oceanos abrigam a maior biodiversidade da Terra