Como é ser mulher e imigrante na maior cidade do País? E-book gratuito mostra trajetórias de vida

Pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades publicam livro sobre a vivência de mulheres imigrantes em São Paulo; acesse gratuitamente

 24/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/05/2023 as 20:56
Arte sobre foto da capa do livro Mulheres vizinhas de terras distantes

.
Mulheres, imigrantes, mães e moradoras de São Paulo. São essas as características comuns entre as protagonistas do livro
Mulheres vizinhas de terras distantes, lançado em fevereiro pelo IdeiaSUS/Fiocruz (Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente) como parte do estudo Saúde Perinatal em Imigrantes Grávidas: Compreendendo e Intervindo no Contexto Familiar, realizado por pesquisadores do grupo de estudos Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico puerperal, por meio de uma parceria entre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e a Universidade do Porto, de Portugal

O livro reúne a trajetória de vida de três imigrantes latino-americanas que frequentaram a Missão Paz, instituição filantrópica que acolhe imigrantes e refugiados, durante o período gravídico-puerperal e que foram pacientes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o pré-natal. Sob os pseudônimos de Rosa Maria, Glória e Mercedes, as personagens compartilharam suas histórias por meio de 20 entrevistas  que foram transcritas e traduzidas para, posteriormente, serem escritas pelos integrantes do grupo de pesquisa com a maior fidelidade possível. 

Durante o lançamento, a professora do Curso de Obstetrícia da EACH, Dora Mariela Salcedo Barrientos, uma das organizadoras do livro, salientou a importância que esse estudo, com entrevistas traduzidas, representa. “Quando fazemos um levantamento bibliográfico, nós encontramos muitos trabalhos com imigrantes, especificamente com imigrantes latino-americanos, cujo recorte, de alguma ou outra forma, foi o domínio da língua. Então tivemos o árduo trabalho de fazer a transcrição das 20 entrevistas dessas mulheres que tive a felicidade de entrevistar, uma a uma, com minha equipe”, disse. 

No lugar de um coração preenchido, recebi um coração partido.
Esperava escuta e compreensão, mas tudo o que recebi foram desprezo e rejeição.
E como flores, eu nunca recebia, decidi que seria melhor que elas viessem ao meu encontro no túmulo…

Sobre a experiência  de colher esses relatos, a professora afirmou: “Foi extremamente emocionante pois colocamos como objetivo compreender, realmente, essa realidade. A realidade de mulheres grávidas vítimas de violência”. 

Ilustração e páginas do livro – Foto: IdeiaSUS/EACH

.

Mulheres vizinhas de terras distantes expõe as diversas violências sofridas pelas mulheres imigrantes no Brasil, que vão desde o abandono parental durante a infância, até a violência obstétrica durante o período de gravidez. Alvos do preconceito e da discriminação, mulheres como Rosa Maria, Glória e Mercedes enfrentaram o processo complexo que é deixar suas raízes afetivas e culturais em busca de uma vida melhor em outra nação.

De acordo com o prefácio da obra, o objetivo do trabalho foi utilizar a contação de histórias para dar voz à mulheres vítimas de diversas formas de violação de direitos, bem como dar visibilidade aos imigrantes latinos que vivem em São Paulo. Os pesquisadores também afirmam que pretendem publicar mais um volume, no qual a análise e discussão dos dados desse estudo serão feitas.  

O livro está disponível em formato PDF para download gratuito. Você pode acessá-lo neste link

Confira também o vídeo de lançamento do livro, clicando no player abaixo:

.
Mulheres vizinhas de terras distantes
62 páginas, IdeiaSUS/Fiocruz, 2021

Organização: Dora Mariela Salcedo Barrientos (USP), Michele Barros de Souza Simões (Unifesp), Cintia Magalhães Neia (USP), Priscila Mazza de Faria Braga (USP), Stefanie Sussai (USP), José Manuel Peixoto Caldas (CIEG/ISCSP & ISPUP). 

Autoria: Dora Mariela Salcedo Barrientos (USP),Vitória Gabriela Picolo (USP), Michele Barros de Souza Simões (Unifesp), Jadson Marques Dantas (USP), Nathalya Tavares dos Santos (USP), Cintia Magalhães Neia (USP), Stefanie Sussai (USP). 

Download: http://www.ideiasus.fiocruz.br/portal/publicacoes/livros/Livro_Mulheres_vizinhas_de_terras_distantes_1ed.pdf

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.