Arte sobre foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como as escolas podem ajudar a combater a obesidade infantil?
E-book gratuito traz dicas

Publicação de pesquisadoras da USP traz 51 atividades educativas, entre ações, programas e disciplinas, que podem ser realizadas em sala de aula, ensinando sobre alimentação saudável

 29/08/2022 - Publicado há 2 anos

Claudia Costa

Aquele sorvete, pizza, biscoito recheado, batata frita, macarrão instantâneo, refrigerante e tantas outras guloseimas são alimentos que enganam o paladar, mas que fazem muito mal para a saúde. São alimentos ultraprocessados que devem ser evitados na dieta, pois podem causar doenças como obesidade, diabete e problemas cardíacos. A solução é adotar uma alimentação saudável, composta de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, que podem ser encontrados in natura – ou seja, que vêm diretamente da natureza e são livres de agrotóxicos ou de processos de modificação genética, os chamados produtos transgênicos -, como folhas, frutas, ovos e leite; ou ainda os alimentos minimamente processados – aqueles que passaram por etapas de lavagem, descascamento, cortes e/ou frações para o preparo em porções prontas para o consumo –, como arroz, feijão, frutas secas, sucos sem adição de açúcar, farinhas de mandioca, tapioca ou de trigo e massas frescas, por exemplo. 

O fato é que muitas pessoas não têm acesso a alimentos saudáveis, nem mesmo sabem analisar e diferenciar os tipos de alimentos, e acabam consumindo muita comida industrializada. Por isso, é importante que, desde cedo, crianças e adolescentes tenham acesso a essas informações, para evitar que cresçam se alimentando mal. Partindo dessa premissa, jogos de tabuleiro, exercícios sobre classificação de alimentos e elaboração de cartazes sobre alimentação saudável, balanço energético, guia alimentar, colesterol e até análises de rótulos – assunto muito discutido atualmente – são algumas das 51 atividades propostas no e-book Educação Alimentar e Nutricional como Estratégia para a Prevenção da Obesidade e seus Agravos – Práticas pedagógicas aplicadas à escola, que está disponível gratuitamente para download no Portal de Livros Abertos da USP. 

A obra é organizada pelas nutricionistas Ana Paula de Queiroz Mello, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Nágila Raquel Teixeira Damasceno, diretora da Divisão de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário (HU) da USP, coordenadoras do Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde (Peduca), que deu origem ao livro. Elaborado em plena pandemia de covid-19, entre os anos de 2018 e 2019, o programa é voltado à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no ambiente escolar, em especial à obesidade. Como afirmam as organizadoras, “o mais importante é reforçar que o projeto de Educação Alimentar relaciona o conhecimento à prática, e isso começa em casa!”.

Ana Paula de Queiroz Mello e Nágila Raquel Teixeira Damasceno, autoras do e-book sobre alimentação escolar - Foto: Reprodução/Facebook

Publicação sugere atividades, explicando objetivos, duração, lista de materiais e como desenvolver

Propostas de atividades para educação sobre alimentação saudável - Foto: Reprodução/E-book Educação Alimentar

Alinhado com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em 2012, o Peduca foi lançado oficialmente em 2020. O programa prevê a incorporação da temática Alimentação e Nutrição de maneira transversal, a ser ministrado pelo professor da classe ou de disciplinas que já integram os currículos escolares, e foi através da parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que o curso se tornou pioneiro ao ser oferecido, virtualmente e de forma gratuita, a todos os funcionários públicos vinculados às escolas estaduais do Estado de São Paulo.

Uma seleção dos materiais pedagógicos produzidos na primeira edição do curso de extensão universitária do Peduca é que deu origem ao portfólio das atividades publicadas no livro. “Numa linguagem clara e de modo didático, a coletânea de experiências capitaneadas [pelas autoras] vem se somar à linha de publicações de excelência da área de nutrição, com ênfase na temática da Educação Alimentar e Nutricional no contexto escolar”, afirma a professora e pesquisadora da USP Ana Maria Cervato Mancuso no prefácio. Além disso, diz Ana Maria, a leitura de cada atividade organizada pelos professores da rede estadual de Educação demonstra seus saberes e sua criatividade para abordar questões relacionadas à alimentação no cotidiano escolar. “Sim, eles demonstram que é possível e que o Peduca está atingindo seus objetivos.”

Quadrinhos da Gigi Galáctica e Bete Beterraba, que ensinam sobre alimentação saudável - Foto: Reprodução/E-book Educação Alimentar

Vamos embarcar nessa aventura?

Essa pergunta é feita pela personagem Gigi Galáctica, que convida o público a aprender mais sobre alimentação saudável. São informações sobre como identificar alimentos e saber as melhores opções para manter hábitos alimentares saudáveis. O leitor também vai descobrir quais são os alimentos que podem prejudicar a saúde e quais doenças podem contrair caso exagerem no consumo de alimentos pobres em nutrientes ou vitaminas, como doces, frituras e refrigerantes. Todas as atividades, que devem ter duração de uma aula, têm propostas práticas no final.

Nessa primeira aula do livro, dentro da história em quadrinhos, a professora Bete Beterraba ensina a como identificar alimentos saudáveis e evitar alimentos ultraprocessados, “aqueles com adição de muitos ingredientes, como sal, açúcar, óleos, gorduras ruins, além de substâncias feitas em laboratórios químicos com nomes muito estranhos: bicarbonato de amônia e de sódio, fósforo monocálcico, emulsificante, lecitina de soja, ácidos graxos, umectante, acidulante…”. Na sequência, propõe atividades práticas, como elaborar um cardápio para o almoço com alimentos saudáveis; fazer uma lista dos alimentos que vai utilizar; preparar – com a ajuda de um adulto – a refeição, manipulando os alimentos e sentindo a textura de cada um; montar o prato, equilibrando os alimentos e deixando-o bem colorido – quanto mais colorido, com vegetais e verduras, mais saudável -; e, por fim, fazer um vídeo, apresentando os alimentos escolhidos.

Cada atividade proposta tem seu objetivo específico, duração e lista de materiais necessários para sua execução. Na atividade Você sabe o que está comendo?, por exemplo, os objetivos são identificar o grau de processamento dos alimentos e refletir sobre a qualidade da própria alimentação. Já na Atividade Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Química, os alunos aprendem a interpretar os rótulos dos alimentos e discutir sobre o uso destes numa abordagem envolvendo aspectos relacionados às duas áreas de conhecimento. Há também propostas de aulas de culinária e concurso da melhor receita, tudo para incentivar as crianças e os adolescentes a se alimentarem melhor. 

Para baixar gratuitamente o livro Educação Alimentar e Nutricional como Estratégia para a Prevenção da Obesidade e seus Agravos – Práticas pedagógicas aplicadas à escola clique aqui.

Livros para todos

Portal de Livros Abertos da USP, inaugurado em 2016, é mantido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, com a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais da Universidade, de autoria ou organização de professores e especialistas. Todas as obras estão em acesso aberto e texto completo sob licença Creative Commons 4.0.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.