Clínicas da USP em Bauru retomam atendimentos à comunidade com medidas de biossegurança

Clínicas estão atendendo com a metade de sua capacidade para manter distanciamento social; alunos e funcionários realizam testagens periódicas para covid-19

05/02/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: USP Imagens

As clínicas de Odontologia e Fonoaudiologia da USP em Bauru retomaram desde o início do ano os atendimentos à comunidade interna e externa. Eles são realizados por alunos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e estão acontecendo sob rígidas normas de biossegurança, exigidas pelas autoridades sanitárias em relação à covid-19.

Como muitos pacientes têm faltado às consultas, por causa da pandemia, a Universidade têm se esforçado em divulgar as medidas se segurança para que o público fique seguro sobre os procedimentos. As clínicas estão atendendo com a metade de sua capacidade para que haja um distanciamento entre os pacientes e não exista o risco de contaminação. Entre as várias ações, na área de odontologia, o instrumental é esterilizado e as clínicas são limpas e desinfetadas antes de cada turno de atendimento, mantendo-se a distância entre pacientes de aproximadamente cinco metros. A equipe de atendimento se mantém paramentada com aventais, máscaras, luvas, toucas, óculos e viseiras.

“Os alunos dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina foram testados para covid-19 no Laboratório de Farmacologia da FOB. Com a garantia de que estavam negativos, eles passaram por treinamento para uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), foram orientados sobre regras de distanciamento e todos os outros cuidados, como higienização das mãos, etc.”, esclarece Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), também da USP.

Além dos alunos, professores e servidores também foram testados para covid-19 e estão programadas retestagens para garantir ainda mais a segurança dos pacientes e da comunidade universitária.

Serviços à comunidade

A Clínica Odontológica está oferecendo tratamento de extrações, canal, limpeza e cuidados com a gengiva, restaurações (“obturações”) para adultos e crianças, além de próteses convencionais (dentadura, ponte móvel, ponte fixa, coroas do tipo “jaquetas e pivot”) para adultos.

Os tratamentos são oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sem custo ao paciente, com exceção das próteses, que o paciente paga apenas o serviço do técnico, diretamente para o protético, externo à FOB, com valores reduzidos e que podem ser parcelados.

Também é oferecido o Serviço de Urgência, onde o paciente que estiver com dor dentária deve comparecer pessoalmente, na FOB, de segunda a sexta-feira, a partir de 7h30 ou 13h30.

Atendimento odontológico:
Triagem de segunda a sexta-feira, em horário comercial
Telefones: (14) 3235-8005 e (14) 3235-8238
Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru
Documentos necessários: RG, CPF, carteirinha do SUS e comprovante de endereço

A Clínica de Fonoaudiologia está atendendo pessoas que já estavam cadastradas em anos anteriores. No entanto, a Clínica de Voz abriu inscrições para triagem dos pacientes com queixa de voz, como rouquidão, dor ou cansaço ao falar. Para se inscrever o interessado deve entrar em contato no e-mail: terapia.fono@fob.usp.br ou no telefone (14) 3235-8422, no período da manhã, das 8 às 12 horas.