“Clarín” destaca liderança da Universidade de São Paulo

Brasil aparece no topo da América do Sul de acordo com ranking do CWUR

30/05/2018 - Publicado há 6 anos

O jornal Clarín, de Buenos Aires, destaca na edição do último dia 28 de maio que o Brasil aparece como o país líder na América do Sul, de acordo com ranking recentemente divulgado pelo Centro de Ranking Mundial de Universidades.

Segundo o Clarín, a liderança do Brasil se explica não só pelo fato de a Universidade de São Paulo (USP) aparecer em 77º lugar no ranking e ser a melhor classificada da América do Sul, mas também pelo País ter o maior número de instituições de ensino superior, 20, entre as mil primeiras. O Chile tem apenas quatro, a Argentina, três e o Uruguai, uma. O Clarín cita o México com apenas quatro no ranking, embora geograficamente o país esteja na América do Norte.
.

O Centro de Ranking Mundial de Universidades (CWUR), com sede na Arábia Saudita, começou a divulgar seu ranking em 2012. De acordo com o Clarín, o ranking se diferencia dos demais por elencar apenas dados objetivos em seus levantamentos. Não considera estudos de percepção, nem dados enviados pelas próprias universidades.

Além da produção de pesquisas – que tem uma ponderação de 15% – o ranking leva em consideração outros indicadores como o número de alunos e pesquisadores que ganham prêmios internacionais, número de profissionais egressos dos quadros da universidade que ocupam postos relevantes na indústria e as menções de papers em revistas científicas, entre outros critérios.

Leia a matéria aqui.

.