Foto: Reprodução/TikTok

Cientistas da USP mostram no TikTok os bastidores da produção de uma pesquisa

Eles participam de ação global da ONU para aproximar pesquisadores, que estão trabalhando na vacina contra o coronavírus, e o público

20/10/2020

Da Redação

Cientistas brasileiros e de outros países que estão na corrida pelo fim da pandemia ocasionada pelo coronavírus vão falar de suas pesquisas em perfis na plataforma TikTok. A ação global foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e envolve profissionais da USP, Harvard, Imperial College London e Wits University. O objetivo é atualizar e aproximar o público do trabalho que vem sendo realizado na pesquisa pelas vacinas. Para acompanhar os cientistas, acesse aqui

A iniciativa, chamada no Brasil de #EquipeHalo – em inglês #TeamHalo –, irá revelar o cotidiano dos cientistas, chamados de “guias”, que trabalham com as pesquisas pelas vacinas em países como Reino Unido, Estados Unidos, África do Sul, Índia e Brasil. De forma voluntária, eles irão contar suas histórias na rede e postar vídeos que destacam a seriedade e o empenho de todos em conter a pandemia, além de responder a perguntas do público e esclarecer rumores e informações incorretas.

O Brasil começa com três guias, Gustavo Cabral de Miranda, Natalia Pasternak e Rômulo Neris. Novos nomes serão anunciados em breve. Miranda lidera a pesquisa de desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus, assim como vacinas para chikungunya e zika vírus, no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo.

Natalia atua como pesquisadora visitante do ICB no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas (LDV) e é diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência, enquanto Neris tem como foco de sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a forma como o sistema imune reage ao coronavírus.

Natalia Pasternak - Foto: Arquivo pessoal
Natalia Pasternak, da USP - Foto: TikTok Team Halo
20200608_gustavo
Gustavo Cabral de Miranda, da USP - Foto: TikTok Team Halo
20201020_romulo_neris
Rômulo Neris, da UFRJ - Foto: TikTok Team Halo

“A informação científica de qualidade precisa circular nas redes sociais de forma fácil, acessível e didática. O sentimento antivacinas no Brasil e no mundo está crescendo, e não deve ser subestimado. Participar de uma iniciativa mundial, representando o Brasil, é uma honra e uma ótima oportunidade para divulgar ciência neste mar de desinformação”, diz Natalia Pasternak.

O TikTok foi escolhido para sediar a ação porque permite aos pesquisadores contar histórias sérias de uma forma criativa e envolvente, em prol de tornar a ciência acessível e didática para públicos de diferentes idades e perfis. O projeto conta com apoio do Verificado, iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU), Vaccine Confidence Project e a GAVI – Aliança das Vacinas.

Equipe Halo reúne cientístas do Brasil e do mundo que atuam em pesquisas da vacina contra covida-19 - Foto: Reprodução

“Em um momento em que médicos e cientistas de todo o mundo trabalham incansavelmente para informar o público sobre os perigos da covid-19 e o progresso nas vacinas, nós damos as boas-vindas ao uso do #EquipeHalo como uma forma de compartilhar conteúdo sobre o assunto através do TikTok. O TikTok permite se expressar de forma positiva e criativa e pode ajudar esses heróis do dia a dia a educar e alcançar o público de uma forma envolvente, ao mesmo tempo em que auxilia a nossa comunidade a se manter segura e informada durante esses tempos desafiadores”, explica Matthew Harris, Head de CSR e TikTok for Good/Europa.

Melissa Fleming, subsecretária geral de Comunicações Globais da ONU, conta que a desinformação minou a confiança do público nas vacinas. “A #EquipeHalo pretende recuperar essa confiança. São pessoas incríveis fazendo a ciência ser parte de uma colaboração global. Devemos comemorar o fato destes profissionais nos ajudarem a colocar um fim nesta terrível pandemia”, finaliza.

Rádio USP

Ouça a entrevista ao Jornal da USP no ar com Gustavo Cabral de Miranda, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP sobre a ação Global da ONU no TikTok , a campanha #EquipeHalo com a participação de pesquisadores brasileiros.

Logo da Rádio USP

Somos pioneiros em testes em humanos de uma nova vacina covid-19 e estou muito animada em compartilhar um pouco da ciência e das pessoas envolvidas em meu trabalho. Estou acostumada a passar muito tempo olhando microscópios e analisando dados. Falar nas redes sociais me deixa um pouco nervosa, mas é importante que desmistifiquemos nosso trabalho e o tornemos mais acessível ao mundo. A #EquipeHalo também permitirá que os cientistas respondam perguntas do público e esclareçam informações incorretas sobre vacinas e rumores que estão se espalhando na internet