Carreira na estatística tem alta demanda e bons salários

Professor da USP em São Carlos explica o que faz um estatístico e onde esse profissional pode atuar

 12/10/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/10/2017 as 12:50
Por
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A estatística é a ciência do aprendizado baseado nas informações contidas em dados”, define o professor Francisco Louzada Neto. A partir disso, completa, os estatísticos conseguem ajudar outros profissionais a obter soluções com base em evidências.

Doutor em Estatística pela Universidade de Oxford, Louzada Neto é professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e foi um dos convidados do programa Abrace uma Carreira do dia 12 de outubro.

Acompanhado do pós-graduando Rodolfo Arruda e do estudante Lucas Parras, o professor explicou aos ouvintes da Rádio USP o que faz um estatístico, as possibilidades de atuação e qual a formação básica deste profissional.

Leia mais sobre o curso de Estatística oferecido na USP: Estatística é considerada a profissão do futuro

Com forte embasamento em matemática e ciências de computação, a graduação na área permite ao estudante atuar em áreas diversas, como marketing, ciências sociais, econometria e bioestatística, além de poder seguir a carreira acadêmica.

A USP oferece duas graduações em Estatística, uma no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, no campus Cidade Universitária, em São Paulo, e outra no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O programa também contou com a participação da jornalista Cristina Coghi e do pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marcelo de Andrade Romero. Ouça na íntegra:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos, com a proposta de divulgar e tirar dúvidas de sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.