Campus de Ribeirão Preto recupera 70% de área atingida por incêndio

Em 2011, fogo havia atingido parte do Banco Genético Florestal da USP

 15/01/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Área da Floresta da USP delimitada por monocultura da cana-de-açúcar – Foto: Elenice Mouro Varanda

.

Em 2011, um incêndio no campus da USP em Ribeirão Preto atingiu 47 hectares de vegetação, sendo 45 hectares do Banco Genético Florestal e dois hectares da chamada “Floresta USP”. Cerca de 70% da área consumida pelo fogo já foi restaurada em uma iniciativa conjunta da Prefeitura do Campus (PUSP-RP), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA).

Segundo Antônio Justino da Silva, chefe do Serviço de Áreas Verdes e Meio Ambiente da PUSP-RP, os dois hectares da floresta foram totalmente recuperados; do banco genético, 30 hectares. Até o final de janeiro, toda a área queimada será restaurada com o plantio de 40 mil mudas.

A ação teve início em setembro do ano passado e contou com roçada, controle das formigas e acomodação do material lenhoso. Também estão sendo plantadas espécies florestais nativas de classe sucessional pioneiras e secundárias iniciais, ou seja, árvores de crescimento rápido que necessitam de muita luz.

Justino conta que, após a recuperação, a equipe realizará a manutenção que envolve o controle das ervas invasoras e de formigas e replantio para formação da cobertura vegetal. “Assim voltamos a oferecer condições para que os pesquisadores da Universidade possam utilizar totalmente o banco”, comemora.

O Banco Genético Florestal é um local de ensino e pesquisa com árvores, insetos, entre outros, contemplando características biológicas das espécies, como também as comunidades de mamíferos e aves. Ele serve como fonte de sementes de alta qualidade genética. A diversidade genética abrigada pelo espaço é importante para aumentar a capacidade das espécies de sobreviver diante de distúrbios que ocorrem na natureza, como o ataques de pragas ou eventos extremos, a exemplo de períodos de seca ou geadas.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.