Campus de Lorena terá microscópio eletrônico de varredura de alta resolução

O equipamento financiado pela Finep terá a capacidade de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra

20/12/2016 - Publicado há 7 anos
20161220_00_microscopio
Equipamento que será montado na EEL tem resolução de uma ordem cem mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo – Foto: Instituto Nacional de Tecnologia

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP acaba de ter aprovada verba para aquisição de um Microscópio Eletrônico de Varredura por Emissão de Campo (Field-Emission Gun), incluindo sistema EDS para microanálise. O valor de cerca de 2,5 milhões de reais será liberado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e também servirá para compra de outros equipamentos.

Segundo o coordenador do projeto que foi encaminhado à Finep, Carlos Ângelo Nunes, o equipamento possui resolução da ordem de 1 nm, valor 100000 (cem mil) vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. “Este tipo de equipamento somente é encontrado em laboratórios dos melhores centros de pesquisa em ciência e engenharia de materiais do mundo”. A aquisição do microscópio facilitará bastante a vida dos pesquisadores. Normalmente, eles se deslocam de Lorena para outras regiões, como Campinas, São Carlos, São Paulo e mesmo para o exterior para ter acesso a equipamentos semelhantes.

O projeto foi submetido à chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016; Centros Nacionais Multiusuários; Linha 1 – Centros Consolidados, que foi operacionalizada em duas etapas: a primeira, avaliou 495 propostas, distribuídas em duas linhas de pesquisas, voltadas para Centros Consolidados e Centros Emergentes, respectivamente.

Na segunda etapa, concorreram 238 propostas. Para a avaliação destas propostas, a Finep contou com a colaboração de um Comitê Assessor, constituído por 67 pesquisadores de reconhecida experiência. Na linha 1, na qual a EEL concorreu, foram aprovados 27 projetos

Simone Colombo Lopes/ Assessoria de Imprensa da EEL

Mais informações: e-mail simone@adm.eel.usp.br ou imprensa@eel.usp.br