Estudantes participam de jogos on-line e competem na Taça Jupiterweb - Foto: 123RF

Campeonato de e-sports une alunos da USP em disputas a distância​

Os jogos da Taça Jupiterweb contam com transmissão on-line, narração, comentários e até participação especial de jogadores profissionais; finais acontecem neste sábado e domingo

04/06/2020

Crisley Santana

Os jogos esportivos universitários, assim como diversas outras atividades, precisaram ser paralisados após decretada a pandemia do novo coronavírus. Mas nem todos os jogos. Os e-sports puderam continuar, como são tipo de jogos eletrônicos praticados de forma on-line, os atletas não precisam sair de casa para participar. Assim nasceu a Taça Jupiterweb, uma competição criada por estudantes da USP.

Victor Hugo é um deles. Ele é aluno da Licenciatura em Ciências Exatas da USP, em São Carlos, e faz parte da administração geral do torneio. Segundo ele, a ideia de criar a Taça Jupiterweb foi baseada em outro campeonato, o InterUSP, competição em que alunos da Universidade podem jogar tanto modalidades on-line, quanto presenciais. “É a mesma proposta, juntar alunos dos diversos campi da USP para competir, mas nesse caso, só jogos on-line.”  

Além de fazer parte da organização, ele coordena uma das equipes participantes, a CAASO Hogs. Junto a ela, mais 15 equipes de outros cursos e campi participaram dos jogos de Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends, games escolhidos para a disputa. “Fizemos um levantamento dos jogos que teriam mais adesão”, explica Victor.

20200602_League_of_Legends
Jogos como o League of Legends são disputados por 16 equipes da USP no campeonato de e-sports - Imagem: Reprodução

A classificação, assim como o restante da competição, foi inclusiva. Todos os participantes inscritos puderam participar sem nenhum custeio. Já as disputas foram sorteadas on-line, para que os competidores pudessem acompanhar ao vivo quais seriam seus adversários. “Foram aproximadamente 68 partidas. Tentamos fazer um campeonato bem ‘enxuto’, pois nossa intenção era transmitir a maioria dos jogos, e transmitir 12 horas já está sendo complicado”, revela, risonho.

A final do campeonato acontece no próximo fim de semana. As equipes CAASO HOGS, de São Carlos, e A.A.A.GW, Atlética do Instituto de Física da USP (IF-USP), disputarão Counter-Strike: Global Offensive, no dia 6 de junho. No dia 7, haverá a final de League of Legends com as equipes FEA, Atlética da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e CAASO Hogs.

Ambas as partidas ocorrerão às 13 horas e serão transmitidas on-line por meio da plataforma Twitch. “Haverá narração, comentaristas, e estamos tentando preparar alguns extras, convidando figuras importantes, como jogadores profissionais”, afirma Victor Hugo.

A final também arrecadará fundos a serem doados ao programa de incentivo à pesquisa e ao Hospital Universitário da USP, por meio do programa USP Vida!. 

Para assistir as finais do campeonato, basta clicar no link.

Os jogos disputados

Counter-Strike: Global Offensive

É um dos jogos mais tradicionais de e-sports, com competições disputadas em todo o mundo. Há diversas modos de jogar, mas o modo competitivo utilizado nos campeonatos profissionais coloca terroristas versus contraterroristas e tem como objetivo eliminar todos os inimigos a cada round. Há diversos mapas (cenários) para jogar e, na partida competitiva, cada round tem dois minutos de duração, quando vence quem chega aos 16 pontos primeiro. Os brasileiros têm representantes entre os melhores jogadores do mundo neste jogo.

League of Legends

Disputado em campeonatos em todo o mundo, é um dos mais populares jogos de estratégia que conta com uma vasta gama de possibilidades. No modo principal, duas equipes, com cinco pessoas cada, se enfrentam para destruir a base uma da outra. O objetivo é chegar até um local chamado Nexus e, para avançar, é preciso ganhar espaço nas quatro rotas existentes. Para jogar, o tutorial oferecido no começo do jogo é essencial para entender os conceitos mais básicos, desde como se locomover pelo mapa até a compreensão da mecânica de compra de itens e a utilização de habilidades especiais.

Participantes da Taça Júpiterweb

Equipes de e-sports da USP e as faculdades que os alunos fazem parte

USP São Carlos

USP Ribeirão Preto

Escola Politécnica

Instituto de Química

Instituto de Matemática e Estatística

Instituto de Geociências

Instituto de Astronomia e Geofísica e Instituto de Física

Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biologia, Instituto Oceanográfico

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

Faculdade de Direito

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Escola de Engenharia de Lorena

Escola de Comunicações e Artes

Escola de Artes, Ciências e Humanidades