Materiais ilustrados informam novos alunos nas redes sociais - Foto: Divulgação/USP Diversidade

Campanha motiva construção de ambientes mais diversos e inclusivos
na Universidade

Materiais disponibilizados pelo programa USP Diversidade oferecem contatos e instruções para que vítimas possam denunciar casos de violência e intolerância

05/05/2021

Victoria Borges

O programa USP Diversidade, vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, disponibilizou em seu portal e redes sociais uma campanha de boas-vindas aos novos alunos que pretende auxiliar na construção de ambientes mais diversos e inclusivos na Universidade. O material é composto de folheto e diversos cards com ilustrações e informações em sequência, reunindo conceitos e recomendações sobre as principais questões relacionadas ao ambiente universitário: uso do nome social e como identificar casos de racismo, violência sexual e LGBTfobia.

O objetivo da campanha é orientar os estudantes em casos de assédio, discriminação ou agressão dentro do campus ou em situações que se relacionam ao ambiente acadêmico, mesmo que ocorram no mundo virtual (em sites ou redes sociais). São fornecidos alguns contatos gerais, como a Guarda Universitária, que é responsável pela segurança das áreas comuns do campus, e a Ouvidoria Geral da USP, que atua na resolução de conflitos e denúncias na Universidade. Há também o aplicativo USP Campus (disponível na Google Play ou na App Store), que possui um item específico sobre violência contra mulheres que pode ser acionado para enviar um alerta para a Guarda da Universidade. No app também está disponível a chamada de emergência, que aciona a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária.

Nos casos específicos de LGBTfobia, racismo e violência sexual, as instruções são que a vítima faça uma denúncia formal à Ouvidoria Geral, à direção da unidade na qual estuda e à polícia. O folheto também disponibiliza contatos de delegacias especializadas em crimes de intolerância e de gênero. O download do material e mais informações sobre o programa podem ser encontrados neste link

Confira abaixo os materiais da campanha:

Clique nas imagens para acessar os materiais

O USP Diversidade reúne projetos, programas, atividades e grupos de apoio com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a inclusão, a igualdade, a solidariedade e o fortalecimento do respeito aos direitos humanos dentro da Universidade. O programa atua em parceria com órgãos e instituições externas, como o programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para mais informações, acesse USP Diversidade ou acompanhe o programa pelas redes sociais (@uspdiversidade).