Campanha da USP em São Carlos arrecada material didático para vestibulandos

Apostilas e livros com conteúdos do vestibular serão destinados ao Projeto Aprender, que oferece cursinho gratuito para estudantes de escolas públicas de São Carlos

Iniciativa arrecada materiais de estudo para vestibulandos – Foto: Freepik

Quem acabou de passar no vestibular tem agora em casa uma coleção de apostilas que não vai mais usar. Uma campanha na USP em São Carlos está coletando esse material para ser reaproveitado por outros alunos que também sonham com uma vaga nas universidades.

As doações serão destinadas ao Projeto Aprender, que oferece gratuitamente cursos para alunos de escola pública nas disciplinas mais cobradas nos vestibulares. Neste ano, 70 alunos foram selecionados entre os 450 inscritos. Coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o projeto é realizado, principalmente, por professores voluntários que estudam na USP e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

É possível doar qualquer apostila ou livro de ensino médio e curso pré-vestibular, mesmo que algo esteja escrito, e não é preciso apagar nada. Também são aceitos cadernos em branco ou com parte das folhas sem uso e livros de literatura, especialmente os que constam nas listas de leitura obrigatória dos vestibulares.

Para entregar o material, basta ir até o campus da USP, em São Carlos, e depositar na caixa disponível em frente ao Bloco 4 do ICMC. A entrada mais próxima ao local é a portaria que fica na Rua Dr. Carlos de Camargo Salles. A caixa está em um local aberto, mas vale destacar que o uso de máscaras é obrigatório dentro do campus.

A professora responsável também se disponibiliza a buscar materiais: “Se você puder reunir o que tiver na sua escola ou entre pessoas do bairro, é só nos avisar que poderemos ir buscar”. A coordenadora também destaca que o objetivo agora é coletar apenas doações em São Carlos. “Como ainda devemos evitar ao máximo os deslocamentos, não queremos que as pessoas viajem. Se você tem materiais para doar, mas está fora da cidade, guarde com você e traga quando tudo melhorar, pois a campanha seguirá aberta.”

Além de receber apoio institucional da USP, o projeto é realizado em parceria com o Rotaract São Carlos Bandeirantes e com o Rotary Bandeirantes.

Mais informações: www.facebook.com/ProjetoAprenderBandeirantes
E-mail: kalinka@icmc.usp.br

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.