Cães de voluntários podem contribuir com estudo da USP sobre emoções

Pesquisa é do Instituto de Psicologia; os testes duram uma hora e é preciso comparecer em apenas um dia

Por - Editorias: Universidade

Pesquisadoras do Laboratório de Cães (IP) da USP estão realizando um estudo para avaliar se cães domésticos conseguem utilizar pistas emocionais para resolver problemas.

A equipe está recrutando cachorros com idade entre 1 ano e meio e 9 anos, de qualquer sexo e raça (ou sem raça definida), que fiquem confortáveis com pessoas e em ambientes novos e que não apresentem problemas de saúde auditivos, visuais ou crônicos. Os cães também precisam gostar de petiscos.

Clique para ampliar

A coleta de dados ocorrerá no IP, em São Paulo, na Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, Cidade Universitária, Butantã. Cada cão deverá ser levado para a USP um único dia, para uma sessão de uma hora.

As pessoas participarão dos testes acompanhando seus cães e respondendo a dois questionários: um sobre o temperamento do animal e outro sobre apego.

O grupo de pesquisa é coordenado pela professora Briseida Dôgo de Resende e a pesquisa executada pela doutoranda Natalia de Souza Albuquerque, ambas do Instituto de Psicologia da USP.

Os interessados devem fazer agendamento prévio pela página do laboratório no Facebook (@CaesLab) ou e-mail laboratoriodecaesusp@gmail.com