Boletim sobre astronomia explica novidades e curiosidades vindas do espaço

Nova edição do boletim elaborado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP destaca a descoberta de um possível planeta em nossas vizinhanças e as primeiras imagens do novo telescópio espacial da Nasa

 22/02/2022 - Publicado há 2 anos
Estrela Proxima Centauri – Foto: ESO

.
Localizada a aproximadamente 4 anos-luz de distância, a Proxima Centauri, estrela mais próxima ao Sol, é protagonista de uma pesquisa que encontrou evidências da existência de mais um candidato a planeta. Esse possível planeta orbita a estrela hospedeira a cada 5 dias e possui apenas um quarto da massa da Terra. Na primeira edição de 2022, o boletim Dia e Noite com as Estrelas explica sobre essa nova descoberta. 

O boletim, que procura divulgar as novidades do mundo da astronomia de forma acessível, é produzido por alunos da USP do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA). As publicações são mensais e coordenadas por Ramachrisna Teixeira, em colaboração com Roberto Boczko, professores do IAG.

Neste mês, o boletim também traz novidades sobre as primeiras imagens do novo telescópio espacial da Nasa James Webb e a pesquisa de astrônomos brasileiros sobre lentes gravitacionais. Na sessão Especial, o texto explora a vida de Hiparco, considerado o maior dos astrônomos da Antiguidade e por muitos como um dos maiores de todos os tempos. Ele proporcionou um grande avanço na astronomia através de medidas práticas e inovações teóricas.

A nova edição está disponível neste link.

As edições anteriores do boletim podem ser encontradas no site do IAG. Para receber as edições mensais via e-mail ou WhatsApp, basta se inscrever na lista de transmissão.

Mais informações sobre o Dia e Noite com as Estrelas estão disponíveis no Facebook, Twitter (@boletimdnce) ou no Instagram (@boletimdnce).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.