Ilustração: Pikisuperstar / Freepik

Aulas da USP abertas ao público vão abordar lideranças femininas e desafios na pandemia

Com seis eixos temáticos, curso abordará questões de violência e liderança em tempos de crise; disciplina optativa para a graduação terá vídeos abertos ao público

 12/08/2021 - Publicado há 4 meses  Atualizado: 16/08/2021 as 8:39

Redação

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade de Direito (FD) da USP ministrará a disciplina Direito e Equidade de Gênero, em formato on-line e acessível ao público. Optativas para estudantes de graduação da USP, as aulas irão ao ar todas as quartas-feiras, das 11h15 às 12h50, pelo canal do Youtube da FD. A apresentação do curso aconteceu no dia 11 de agosto e a primeira aula será no dia 18.

A ideia central do curso é construir conhecimento sobre os processos de exclusão e discriminação das mulheres em sociedade, alertando para o fato de que o Direito tanto pode transformar positivamente situações de desigualdade quanto legitimar, estruturar, ampliar ou ignorar tais desigualdades.

“A disciplina enfoca questões de gênero a partir do contexto da pandemia de covid-19, na qual serão abordados cinco eixos distribuídos ao longo do semestre”, contou Nina Ranieri, professora da FD e uma das docentes responsáveis pela iniciativa.

As aulas estão organizadas em cinco eixos estruturantes: Eixo I – Apresentação do curso e conceitos introdutórios; Eixo II – Violências de gênero e políticas públicas; Eixo III – Lideranças em tempos de crise e na pesquisa científica; Eixo IV – Mídia e cultura; e Eixo V – Relações de trabalho e crise do cuidado.

De acordo com Nina, inequidades de gênero, com as interseccionalidades de etnia, cor, condições econômicas e sociais, ampliaram-se durante a pandemia. “Prova disso é o aumento da violência contra as mulheres e sua baixa denuncia, o retrocesso escolar, aumento do desemprego feminino, ampliação das desigualdades etc. Nosso objetivo é olhar para essa problemática, trazendo mulheres e homens que se destacaram no seu enfrentamento e que sejam lideranças inspiradoras para as nossas alunas e alunos”, destaca a professora.

Direito e Equidade de Gênero - 2021

CALENDÁRIO DE AULAS

AGOSTO

11/08

Apresentação do curso

18/08

Conceitos-chave para a discussão: gênero, igualdade, equidade e justiça

25/08

Violências de gênero na pandemia: saúde materna, violência doméstica e direitos sexuais e reprodutivos

SETEMBRO

01/09

Políticas públicas de combate à violência

08/09

Projeto: Definição e ideação

15/09

Liderança na pesquisa científica: mulheres na fronteira da ciência

22/09

Lideranças femininas em tempos de crise

29/09

Lideranças negras em tempos de crise

equality

OUTUBRO

06/10

Lideranças em prol da equidade na infância e adolescência

13/10

Projeto: Desenvolvimento e planejamento

20/10

Violência de gênero nas mídias

27/10

Cinema, mídia e consumo de cultura

NOVEMBRO

03/11

Projeto: Entrega da primeira versão da cartilha

10/11

Dinâmicas de gênero no mercado de trabalho na pandemia

17/11

Para além das relações de trabalho: crises do cuidado

24/11

Projeto: Apresentação preliminar das cartilhas

DEZEMBRO

01/12

Resistências institucionais e gênero: barreiras e atalhos

08/12

Encerramento e apresentação final das cartilhas para convidados

Assim como na edição do ano passado, as aulas deverão levar os alunos a produzirem uma ampla literatura científica como cartilhas, vídeos, podcasts e demais trabalhos que compõem as discussões. Este material servirá como avaliação, mas também como forma de levar os aprendizados do curso para outros ambientes.

As cartilhas elaboradas na primeira edição do curso foram distribuídas para os calouros de 2021 da Faculdade de Direito. O conteúdo completo pode ser acessado no Linktree, um catálogo que reúne links para as cartilhas completas e todo o material do curso.    

Acompanhe a nova edição do curso no canal do Youtube da FD