A importância do editor nas vidas do livro e do leitor

Esta edição do Abrace uma Carreira dedica-se a levar para o ouvinte os segredos do curso de Editoração

 17/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 07/12/2016 as 9:28

 

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Para Plínio Martins Filho editar é produzir e publicar livros. ” A função do Editor é de intermediário entre o escritor e o leitor de livros”. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Editar é produzir e publicar livros. Antes, o curso tinha o nome de Produção Editorial e hoje se chama curso Editoração, que  é mais amplo, pois cuida de uma cultural geral em relação ao livro”. A afirmação é do docente da Escola de Comunicações e Artes da USP e ex-presidente da Edusp (Editora da Universidade de São Paulo),  Plínio Martins Filho, que participou do programa Abrace uma Carreira sobre o curso de Editoração, produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos.

Participaram com ele a diretora da Edusp, Cristiane Tonon Silvestrin, e Beatriz Camargo, aluna do curso de Editoração.

O curso de Editoração tem uma formação de 4 anos e oferece apenas 15 vagas anuais. A função do Editor é de intermediário entre o escritor e o leitor de livros.

“ A gente cuida de toda a vida do livro, desde a entrega de um original simples pelo autor até a finalização do livro. Eu sempre fui  apaixonada  pelo livro e considero que os livros de literatura estrangeira para jovens e adultos  podem ser boas portas de entradas para o  mundo da leitura”, diz  Cristiane Silvestrin.

Ouça o programa Abrace uma carreira de Editoração

Bloco 01

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

Bloco 02

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

Bloco 03

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas por e-mail, telefone ou pela plateia nos auditórios. Participam ainda estudantes da área, que compartilham suas expectativas ao abraçar uma carreira e relatam as dificuldades que encontram para concretizar esse sonho. O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.
Sugestões e perguntas pelos e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.