Atividade física, recreação e lazer em São Paulo: Cepeusp comemora 50 anos

Centro de Práticas Esportivas da USP está lançando selo comemorativo para festejar seu cinquentenário (1971-2021)

19/10/2021 - Publicado há 3 anos
Área do Cepeusp, no campus Butantã – Foto: USP Imagens

.
Quem passa pela Marginal Pinheiros, na capital paulista, pode identificar um dos símbolos do campus Cidade Universitária da USP: a Raia Olímpica. O espaço para canoagem integra a infraestrutura que o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) oferece para toda a comunidade paulistana, principalmente alunos, funcionários e professores da Universidade. E, no último sábado, 16 de outubro, o Cepê – como é chamado pelos seus frequentadores assíduos – completou cinco décadas de existência.

Selo comemorativo – Divulgação/Cepeusp

Para comemorar a data, foi lançado o selo do cinquentenário, 1971-2021, criado pelo professor Dorinho Bastos, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. É o início de uma celebração que pretende homenagear meio século de sua história marcada por ser um local de encontro e convívio social. Com uma área de 514.244 metros quadrados, o Cepeusp tem uma infraestrutura com equipamentos para a prática de diversas atividades físicas e esportivas, como conjunto aquático, estádio, campos de futebol, campo de futebol de areia, espaço multiuso, vestiários, lanchonete, pista de atletismo, velódromo, quadras externas e cobertas, quadras de tênis e raia olímpica.

Fotos: Marcos Santos/USP Imagens

.

Ele foi criado com a finalidade de planejar, coordenar, executar e avaliar a prática de atividades físicas e esportivas de alunos, docentes, funcionários e respectivos dependentes. A atual infraestrutura do Cepeusp deve muito aos Jogos Pan-Americanos que seriam realizados em São Paulo, em 1975. Com a necessidade de aumentar a oferta de instalações na cidade, foram construídas quadras cobertas, o velódromo e o estádio, tudo dentro dos padrões olímpicos da época. No entanto, os Jogos não ocorreram no País devido a um surto de meningite, em 1974.

Mais informações: https://cepe.usp.br/news/cepeusp-faz-50-anos