Atenção, estudante: Feira das Profissões da USP vai até 24 de agosto

Evento gratuito na capital paulista esclarece dúvidas sobre vestibular, carreiras, mercado de trabalho e muito mais

Textos: Adriana Cruz e Yasmin Oliveira Caetano

Fotos: Marcos Santos / USP Imagens

Os estudantes de ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular têm até este sábado, dia 24 de agosto, para conhecer os 182 cursos de graduação da USP na 13ª edição da Feira USP e as Profissões. O evento, realizado no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), foi aberto oficialmente no dia 22 de agosto.

A Feira é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura de Extensão Universitária e apresenta ao público as unidades de ensino e pesquisa da Universidade.

Alunos e professores atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos visitantes sobre carreiras e profissões, mercado de trabalho, formação acadêmica, grade de disciplinas, conteúdos programáticos e especializações. Também é uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular e sobre as bolsas e os auxílios oferecidos pela Universidade.

Além disso, para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP está promovendo oficinas, como a de orientação vocacional, que atende 25 estudantes por sessão.

Localizado em frente ao Zoológico de São Paulo, o Parque Cientec sedia a 13ª edição da Feira USP e as Profissões na capital paulista. A organização do evento espera receber 80 mil visitantes
O reitor da USP, Vahan Agopyan, dá as boas-vindas aos jovens que participam da feira. "Quero vê-los a partir do ano que vem como alunos de nossa Universidade”
Evento gratuito é destinado a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular

“Hoje é dia de festa! Queremos que vocês saiam daqui motivados, com vontade de fazer parte de uma das melhores universidades do mundo. Estamos prontos para mostrar para vocês todas as oportunidades que a USP oferece, não só para formar excelentes profissionais, mas também cidadãos comprometidos para transformar o País naquilo que nós merecemos”, afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, na cerimônia de abertura.

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Bacarat, destacou que a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.317 destinadas para seleção pelo vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e 2.830 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A USP é gratuita, não cobra mensalidade e oferece uma série de possibilidades que ajudam os alunos com necessidades socioeconômicas a fazerem seus cursos de graduação”, considerou.

O reitor Vahan Agopyan deu as boas-vindas aos visitantes e os aconselhou: “Aproveitem bem esta Feira, escolham a carreira que lhes parecer mais aprazível e estudem. Quero vê-los a partir do ano que vem como alunos de nossa Universidade”.

Julia Sofilo Silva, 16 - a estudante veio de São Bernardo para conhecer a feira. “É um lugar onde a gente se encontra”. A aproximação da Universidade com as escolas a deixa mais confiante para a época do vestibular. Entre tantas opções, Arquitetura é sua preferida.

Kethelyn Nascimento, 15 - de São Paulo, a aluna chegou à feira sem ter certeza do que queria, mas o evento a ajudou a abrir a mente: “Tem muita coisa. Faz a gente pensar.” Ela se interessou por duas carreiras bem diferentes. “Não tinha muita ideia antes, mas gostei de Psicologia e Oceanografia.”

Nicoly Dias, 19 - aluna de Licenciatura em Física, ela estagia no Cientec. Na feira, ela apresenta as atividades do parque - como o planetário, onde havia fila para entrar. “É uma oportunidade de divulgarmos a ciência. Aqui, no parque, a gente está acostumada com um público muito menor que esse de hoje”.

Juliany da Silva, 14 - para ela, a feira é a oportunidade de conhecer o curso de Psicologia. “Eu vim com esse único objetivo. E é meu sonho. É um momento de conhecer os planos da faculdade com a gente. Vivemos numa sociedade desigual e ela abre caminho para quem vem da periferia.”

Leonardo Aguiar, 16 - a escola de Leonardo o trouxe da litorânea Vicente de Carvalho para conhecer o evento. Para ele, o deslocamento valeu a pena. “Estou gostando, a recepção é ótima.” Ele quer fazer algo na área de TI, mas outro curso da USP chamou sua atenção no caminho: Engenharia Mecatrônica.

Sofia Cunha Rodrigues, 15 - ela veio de Mogi das Cruzes com sua escola para acompanhar a feira. “Aqui, você pode conhecer algo novo sobre você mesmo”. Sofia já sabe o que quer para o futuro: cursar Direito. E vê na feira uma oportunidade de entender como é o curso na prática.

Atrações da Feira

Além dos estandes e da orientação vocacional, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como:

  • o Planetário Digital apresenta projeções do universo e das constelações, sempre acompanhadas de explicações de um monitor da área de astronomia, que também conta curiosidades e tira dúvidas;
  • o grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química, utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;
  • o Show da Física, criado há mais de 25 anos por monitores do curso de Física, realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;
  • a Célula Gigante, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências da USP, possibilita conhecer uma célula por dentro, literalmente. É uma estrutura de 40 metros cúbicos que reproduz o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras;
  • o jogo virtual Remo Indoor simula perfeitamente uma regata de remo e consiste em um remo ergômetro (aparelho simulador de remada em um barco) conectado a um computador, que projeta em uma tela vários barcos alinhados lado a lado como se fossem disputar uma regata real. Nesta edição da Feira USP e as Profissões os interessados poderão conferir a modalidade em uma minirregata de 200 metros sob orientação dos monitores do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp);
  • oficinas do Coral da USP trazem desafios e diversas estratégias para trabalhar a voz em abordagens coletivas e individuais. Visando ao aprimoramento da consciência corporal, as dinâmicas do coral trabalham questões como: postura, respiração, emissão, articulação, ressonância e musicalidade.o
Cada unidade da USP tem seu próprio estande, no qual alunos e professores apresentam os cursos de graduação para estudantes de ensino médio e cursinhos em uma forma clara e interessante
Além dos estantes sobre os cursos da USP, os visitantes também podem participar de atividades interativas de ciência e cultura
A USP oferece 182 cursos de graduação nas mais variadas áreas do conhecimento e em várias cidades do Estado de São Paulo
Na Feira de Profissões, os jovens conhecem melhor os cursos e também as formas de ingresso e as políticas de permanência estudantil
O evento acontece duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio
A feira é a oportunidade de conhecer as opções de curso oferecidas e tirar dúvidas comuns da época do vestibular, como grades disciplinares e mercado de trabalho.
A organização informa que a duração estimada para uma boa visita é de três horas. A Feira é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura de Extensão Universitária.

A participação na 13ª Feira USP e as Profissões é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site. O evento está aberto até o dia 24 de agosto, das 9h às 17h. O Parque CienTec está localizado na Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo). Para alimentação, os visitantes contam com uma estrutura de food trucks.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.