Assistente virtual facilita a vida de caminhoneiros em rodovias

Desenvolvido por alunos da USP de Ribeirão Preto, BinoChat fala com os motoristas, resolvendo problemas e promovendo saúde, mas precisa de parceria para se tornar realidade nas estradas

 14/07/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados – Fotos Públicas

.

Estima-se que o Brasil possui cerca de 2 milhões de caminhoneiros. Esses profissionais passam semanas longe do lar, em estradas com infraestrutura precária e poucas redes de apoio às necessidades básicas, como alimentação, saúde física e psicológica. Para facilitar a rotina dos motoristas, um grupo de alunos da USP criou o BinoChat, assistente virtual para Whatsapp e Telegram. 

O assistente nasceu em um Hackathon (competição que estimula desenvolvimento de soluções) promovido pelo Grupo CCR, uma das empresas de concessão de infraestrutura em rodovias do País; o tema, “Qualidade de vida e saúde para os caminhoneiros”. Integrante da equipe que idealizou o aplicativo BinoChat, o aluno Alisson Franclin Barbosa de Oliveira, do curso de Matemática Aplicada a Negócios da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da  USP, conta que o assistente pretende resolver problemas do cotidiano do motorista, como “onde comer ou dormir, encontrar pontos de apoio, se eles são grátis ou não, se possuem alimentação de qualidade”. 

Foto: Divulgação/Binochat

O diferencial do Binochat, explica Oliveira, é que, além de resolver problemas relacionados às necessidades básicas, ajuda os caminhoneiros a encontrarem pontos de apoio médico e psicológico. Diz que a ideia surgiu a partir de uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), publicada em 2019, mostrando que 58% dos motoristas não fazem exames de prevenção e cerca de 96% não tratam problemas psicológicos. Em contrapartida, pressão alta, estresse, irritabilidade, baixa autoestima e depressão estão no topo da lista dos problemas que esses profissionais enfrentam.

Com a constatação dessa realidade de vida e saúde dos caminhoneiros brasileiros, o BinoChat foi projetado para apoiar esses trabalhadores da estrada, fornecendo orientações, tão logo receba informações sobre os sintomas do usuário. Oliveira conta que o assistente foi programado para encaminhar os motoristas, necessitados de ajuda, para redes de apoio como os serviços de atendimento em saúde mais próximos ou, até mesmo, para o Centro de Valorização à Vida (CVV). 

.

Ouça no player abaixo a íntegra da entrevista de Alisson Franclin Barbosa de Oliveira ao Jornal da USP no Ar, Edição Regional.

Logo da Rádio USP

.
Conheça um pouco do assistente virtual
BinoChat, assistindo o vídeo ao lado.

 

Segundo o aluno da USP, o sistema utiliza linguagem simples, bastando apenas o caminhoneiro adicionar o número do assistente no celular e dizer “Oi”. O BinoChat envia opções como rotas, saúde, higiene, emergência e avaliação para o motorista selecionar o que precisa. “A ideia de utilizar processamento de linguagem natural facilita para o motorista. Nós evitamos acidentes só por isso, porque, no momento em que abre nosso assistente virtual, o caminhoneiro não precisa digitar, é só falar o que ele quer”, conta.
.

Interação entre caminhoneiro e aplicativo – Foto: Divulgação/Binochat

.

O projeto de Oliveira não ganhou a competição, mas o aluno conta que o grupo pretende continuar a desenvolver o assistente e que estão em busca de parcerias para terminá-lo. “Nosso projeto é muito bom para deixarmos morrer depois do Hackathon. Nossa equipe está motivada a fazer a diferença e tenho certeza de que nossa solução vai mudar a vida de muitas pessoas que estão na estrada todos os dias. A ideia é resolver um problema que existe e nós vamos resolver”, afirma. 

O grupo de Oliveira, o BR242, é formado pelos alunos Leomar da Silva e Tomaz Alexandre Macedo Rodrigues dos Santos, ambos da FFCLRP; Paula Cristina dos Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e  Wesley de Oliveira Mendes, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Mais informações: alissonf@usp.br

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.