Área de estatística recebe inscrições para doutorado e doutorado direto na USP São Carlos

Programa oferecido em parceria entre USP e UFSCar recebe inscrições até 13 de maio

 03/04/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: 123RF

.

Estão abertas, até dia 13 de maio, as inscrições para o processo seletivo de doutorado e doutorado direto no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs), que é oferecido em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São oferecidas 20 vagas para doutorado, oportunidade que é destinada a candidatos que possuem o título de mestre. Já para o doutorado direto, há 10 vagas disponíveis, oferecidas para quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no programa. Para participar, basta acessar o sistema de inscrição por meio deste site. O edital do doutorado está disponível neste link e o do doutorado direto pode ser acessado aqui.

Criado em 2013, o PIPGEs oferece várias linhas de pesquisa, entre elas machine learning (aprendizado de máquina), modelos de regressão, inferência estatística e probabilidade e processos estocásticos. O principal objetivo é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como sua aplicação na indústria, na medicina e na biologia, entre outras áreas.

Além disso, o programa estimula o ambiente científico promovendo seminários regulares de pesquisa e, anualmente, realiza o Programa de Verão em Estatística e o Workshop de Métodos Probabilísticos e Estatísticos.
.

Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística
Inscrições até 13 de março: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/pipges/ingresso
Edital para o doutorado: icmc.usp.br/e/af672
Edital para o doutorado direto: icmc.usp.br/e/530dd
Tel.: (16) 3373-8881
E-mail: pipges@icmc.usp.br

.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.