Arduino Day em São Carlos terá cursos, palestras e mostra de projetos

Projeto ocorrerá durante 24 horas ao redor do mundo, celebrando essa ferramenta aberta e livre

28/03/2017 - Publicado há 7 anos

20170328_00_arduino_day1

.
Motivar e ensinar estudantes a inovar e criar projetos com o microprocessador Arduino, promover um intercâmbio de conhecimento entre os entusiastas dessa ferramenta e divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas com hardware e software livres. Esses são os objetivos de um evento que será realizado dia 1º de abril, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, quando ocorre o Arduino Day @ ICMC, uma iniciativa gratuita que contará com minicursos, palestras e mostra de projetos.

Foto: Visualhunt/CC

O Arduino Day é um evento realizado simultaneamente em diversos lugares do mundo para comemorar o aniversário dessa ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software. No ICMC, o evento será das 8h30 às 18 horas e está aberto à participação de todos os interessados.

Veja como foi o evento no ano passado

Três minicursos serão realizados simultaneamente das 8h30 às 12 horas: Arduino para iniciantes; Introdução a Field Programmable Gate Array (FGPA) na prática; e ATmega328. Para participar de um desses minicursos, é preciso realizar a inscrição antecipadamente via Meetup nos links listados na programação completa.

Mostra de projetos será uma das atrações do evento - Foto: Denise Casatti/ICMC
Mostra de projetos será uma das atrações do evento – Foto: Denise Casatti/ICMC

À tarde, das 14 horas às 17h50, haverá quatro palestras no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001) do ICMC, bem como uma mostra de projetos. O evento conta com o apoio do Centro de Competência em Software Livre do ICMC, do hackerspace Godzilla Hacker Clube, e de mais quatro grupos: SancaLUG; Grupy-sanca; Topus; e Introdução à Internet das Coisas (IoT), da Universidade Federal de São Carlos.

Quem desejar compartilhar seu conhecimento de hardware e software livre durante o evento ou quiser obter mais informações, pode entrar em contato com o aluno Lucas de Carvalho, um dos coordenadores da iniciativa, pelo e-mail lucas.carvalho.silva@usp.br.

Página do evento no Facebook: http://bit.ly/ArduinoDay2017ICMC
Site do Arduino Day @ ICMC: https://sites.google.com/site/icmcarduinoday2017