Games são gratuitos e podem ser jogados on-line ou baixados pela internet - Foto: Reprodução / EIC IFSC

Aprenda ciência com 30 games criados por especialistas

Espaço Interativo de Ciências, na USP em São Carlos, é o responsável pelo desenvolvimento de jogos voltados a crianças e adolescentes

15/01/2021

Doutora Odete é uma médica epidemiologista brasileira que tem a missão de descobrir qual doença uma jornalista norte-americana contraiu durante uma visita de trabalho ao Brasil. E você pode ajudá-la nessa descoberta jogando o Negligência Mortal (NM), o mais novo game desenvolvido pelo Espaço Interativo de Ciência (EIC). Ele é vinculado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) sediado na USP, em São Carlos.

O espaço desenvolve e avalia recursos didáticos-pedagógicos utilizados na educação em ciências, como os games. São cerca de 30 jogos que estimulam atividades lúdicas enquanto abordam temas relevantes no campo das ciências da saúde. 

Há cruzadinhas, caça-palavras, jogo das letras, diagramas, quiz e muito mais. É possível também fazer uma visita virtual ao EIC. Tudo pode ser baixado gratuitamente direto do site do EIC: https://eic.ifsc.usp.br/category/jogos

No caso do Negligência Mortal, o principal desafio é descobrir qual é doença que a jornalista contraiu. Para isso, é preciso ajudar a epidemiologista Odete a percorrer as regiões visitadas pela jornalista. Durante o percurso, o jogador passará por diferentes Estados, conversará com a população, fará anotações sobre sintomas de doenças e observará o ambiente. No final, o jogador deve relacionar os sintomas às enfermidades e, assim, chegar ao diagnóstico da doença da jornalista.

Voltado para estudantes a partir de 12 anos de idade, o jogador atua como um investigador no processo de aprendizagem sobre quatro doenças negligenciadas com grande ocorrência no Brasil: malária, doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose.

Game Negligência Mortal

Para jogar é necessário baixar o arquivo e instalar no computador: computador com Windows 64 bits ou computador com Windows 32 bits

Telas do jogo: instruções iniciais, caminhando pelo ambiente e instruções no meio do caminho – Foto: Reprodução/EIC – IFSC

As doenças negligenciadas são um grupo de enfermidades endêmicas, principalmente entre as populações pobres da África, Ásia e América Latina. Juntas, causam entre 500 mil e 1 milhão de mortes anualmente. São doenças tratáveis e curáveis, mas, como atingem pessoas com poucos recursos financeiros, não despertam o interesse da indústria farmacêutica para produção de medicamentos e controles. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS)  classifica 17 enfermidades como doenças negligenciadas.

No caso da doença de Chagas, por exemplo, estima-se que até 4,6 milhões de brasileiros estejam infectados pelo parasita Trypanosoma cruzi, causador da enfermidade, com cerca de 6 mil mortes por ano. A malária tem menor letalidade, mas, em 2019, foram registrados 156 mil casos no Brasil, onde cerca de 42 milhões de pessoas correm o risco de contrair a doença.

O game Negligência Mortal insere o estudante na realidade dessas populações. “As escolas apresentam a temática mostrando a relação entre doença e agente causador com foco unicamente na transmissão, ciclos, sintomas e profilaxia, sem que o estudante consiga aplicar esses conhecimentos à sua vida cotidiana, além de não considerar que a instalação de doenças pode ser modificada por cuidados no ambiente”, explica a professora Leila Beltramini, bióloga e coordenadora do Espaço Interativo de Ciência (EIC), que desenvolveu o game.

Confira alguns jogos em destaque

App Cruzadinhas Doenças Negligenciadas

Jogo de palavras cruzadas sobre doenças negligenciadas: doença de Chagas, Esquistossomose, Leishmaniose, Malária e Leptospirose. Cada doença possui 3 níveis de dificuldade, nos quais o jogador é apresentado à curiosidades e informações importantes a respeito destas doenças.

Baixe no Google Play

Série Parasitas: Doenças de Chagas

Software interativo desenvolvido para ser instalado no computador, no qual o usuário navega em  um cenário contendo duas casas: uma simbolizando um ambiente típico de onde se pode contrair a Doença de Chagas e outra simbolizando um laboratório de pesquisa. O jogador investiga os objetos clicáveis que os ambientes possuem.

Faça do download da mídia clicando aqui

InfoGypti

Aplicação que pode ser acessada no navegador do computador, tablet ou celular. Este jogo apresenta informações sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças a ele relacionadas: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Jogue on-line neste link:
https://eic.ifsc.usp.br/app/Infogypti/#/inicio

Um espaço de aprender

O EIC abriga uma equipe inteiramente dedicada à educação e à divulgação científica. Ele é ligado ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP através de um grande projeto de pesquisa, inovação e difusão: o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármaco (CIBFar/CEPID-Fapesp).

O espaço é aberto à visitação pública e agendada por escolas com visitas acompanhadas por monitores. No EIC, os visitantes são estimulados a interagir (jogar, tocar, manipular) com os materiais expostos. Por causa do isolamento social provocado pela pandemia da covid-19, as atividades presenciais foram canceladas.

No site, há material de apoio disponível para professores, como um baralho sobre aminoácidos, animações de biologia celular, além de muitas informações científicas.

Ele também está nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/EIC.USP

Instagram: www.instagram.com/eiciencia

Youtube: www.youtube.com/c/EspaçoInterativodeCiências