Recém-formada, aposentada realiza sonho de administrar escola de esportes

Após obter seu quarto diploma de graduação, desta vez no curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, aposentada administra sua própria escola de esportes

15/06/2016 - Publicado há 8 anos

A última colação de grau do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, realizada em março deste ano, teve um significado muito especial para Prazeres Augusta Pereira de Souza: a conclusão de sua quarta graduação e a conquista do diploma que possibilitou a ela realizar o sonho de gerenciar a própria escola de esportes.

Augusta recebeu seu quarto diploma durante colação de grau na EACH - Foto: Gabriel Almeida/EACH
Augusta recebeu seu quarto diploma durante colação de grau na EACH – Foto: Gabriel Almeida/EACH

Formada também em Direito, Administração e Ciências Contábeis, ela já estava aposentada quando ingressou na EACH, em 2012. O objetivo era cursar Educação Física e Saúde para ter o conhecimento e a base necessária para comandar a Escola de Esportes Conviver, localizada na Penha, bairro da zona leste de São Paulo.

Augusta fundou a escola em 2010, pouco tempo antes de iniciar os estudos na USP, e só conseguiu se tornar empresária depois de economizar uma boa parte de seu salário durante os 26 anos que foi funcionária do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Atualmente, a escola conta com 420 alunos (90% são crianças), 20 funcionários (professores, equipe de apoio e pessoal administrativo) e oferece diversas atividades como futsal, vôlei, basquete, karatê, judô, aulas de natação e hidroginástica, jazz, zumba, ballet, entre outras modalidades.

Espaço aconchegante

A inspiração para abrir uma escola de esportes surgiu durante a infância do filho, Rodrigo Souza, que hoje está com 19 anos e cursa Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP.

scola conta com quadra poliesportiva e 420 alunos matriculados em várias modalidades - Foto: Gabriel Almeida/EACH
Escola conta com quadra poliesportiva e 420 alunos matriculados em várias modalidades – Foto: Gabriel Almeida/EACH

“Meu filho estava sempre fazendo uma atividade física. Ele fez natação, judô, futebol e participava de vários jogos e campeonatos”, explica ela. “Quando chegávamos aos centros esportivos, eles estavam em péssimo estado e inibiam a presença de famílias, já que eram rodeados por botecos com venda de bebida alcoólica.” Dessa forma, ela resolveu criar um espaço aconchegante, familiar e com infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas.

Orgulhosa de sua conquista, Augusta diz que a trajetória percorrida até realizar seu sonho não foi fácil, inclusive o ingresso na USP. “Comprei livros e estudei muito, muito mesmo. Fiz o impossível e o inimaginável para passar na prova”, destaca a recém-formada, que concluiu a graduação no tempo mínimo e fez parte do pequeno grupo de candidatos aprovados no processo seletivo para portadores de diplomas em 2012.

Fiz o impossível e o inimaginável para passar na prova

Ela guarda com grande carinho na memória o tempo que passou na EACH, as amizades que fez e a ajuda de todos os professores. “Fui acolhida da melhor maneira possível. Estou e sempre estarei, assim como meu espaço, à disposição da universidade para o que for preciso. É o mínimo que eu posso fazer para retribuir quatro anos de profundos conhecimentos adquiridos nessa instituição.”

Mais informações: (11) 3091-8161, ou no email imprensa-each@usp.br