Apodere-se de quem você é: coletivo da USP discute a representatividade dos negros

De 19 a 23 de outubro, encontros on-line promovidos pelo Núcleo Ayé da Faculdade de Medicina falam de arte e cultura de resistência

16/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 24/05/2022 as 10:50
Imagem: Reprodução/Instagram Núcleo Ayé

.

“Apodere-se de quem você é.” Este é o tema da segunda Semana Preta – Yibambé, organizada pelo Núcleo Ayé, primeiro Coletivo Negro da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, que será realizada de 19 a 23 de outubro.

O evento vai discutir a trajetória de cientistas pretos; arte, cultura e resistência; representatividade e combate ao racismo no esporte, entre outros assuntos. A programação gratuita poderá ser acompanhada pelo YouTube. O link de transmissão será enviado a quem fizer inscrição pelo formulário on-line neste link. É possível fazer a inscrição também pela página do Núcleo no Instagram, seguindo alguns passos.

Yibambé é a palavra de ordem usada no filme Pantera Negra pelo nosso eterno Rei T’challa e significa ‘Mantenha-se firme!’ E, de fato, nós como povo preto muitas vezes temos que nos manter firmes e não ceder. Sem nunca esquecer das nossas origens e do nosso valor”, destaca o material de divulgação do evento nas redes sociais.

O horário dos eventos é das 19 às 21 horas, somente na quinta-feira o horário muda: das 20 às 22 horas. Confira abaixo a programação e acesse aqui os nomes dos palestrantes.

Dia 19 de outubro – Xirê da Saúde
Saúde da População Negra no Brasil e a covid-19 – às 19 horas
Saúde da População Migrante no Brasil e a covid-19 – às 20 horas

Dia 20 de outubro – Teko Porã Bem-Viver