Arte sobre foto/Freepik

Aplicativo disponível para comunidade USP ajuda na organização pessoal, profissional e de estudos

Estudantes, professores e funcionários têm acesso a recursos extras do Notion, ambiente personalizável com interface disponível em inglês

 04/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/10/2021 as 12:15

Amanda Mazzei

Quem costuma se enrolar com as várias agendas, planners, bullet journals ou mesmo serviços on-line pouco customizáveis e não integrados entre si, pode gostar bastante do Notion. Com essa ferramenta é possível visualizar de uma só vez toda a rotina e tarefas a fazer, guardar informações, anotações e outros arquivos. A maior vantagem é que o aplicativo faz organização pessoal, profissional e de estudos em um só espaço, se adequando às necessidades do usuário com áreas integradas a partir de templates, ou modelos, personalizáveis. 

O Notion, disponível para computador e celular, tem recursos específicos para vários perfis, com templates para tudo: desde estudos a trabalho remoto, engenharia, design, organização financeira, calendários, planilhas, rotina doméstica, exercícios físicos, gerenciamento de projetos, vendas, reuniões, compras, dentre outros. Além dos modelos que já vêm com o aplicativo, é possível baixar uma série de outros templates gratuitos no site do Notion. 

O serviço, disponível apenas em inglês, é gratuito para usuários se organizarem individualmente e conta com plano pago para a versão de equipes. 

Membros da comunidade USP têm acesso a um plano premium com recursos extras dirigidos a estudantes, o Personal Pro. Nesta versão do Notion, os uploads são ilimitados, assim como o número de “convidados” que podem acessar seu workspace. Este plano conta ainda com um recurso para restaurar versões anteriores do Notion de até 30 dias atrás. 

Notion tem recursos específicos para vários perfis - Imagem: Reprodução/Notion.so

O Notion não é a única facilidade disponível para estudantes e demais membros da comunidade USP. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) fez uma série de convênios e aquisições de serviços e ferramentas para melhorar a experiência universitária. Softwares como Autocad, 3ds Max, Inventor, Maya, SketchBook, Tableau, versões on-line do Pacote Office, livros, assim como publicações em revistas e jornais, dentre outros, podem ser adquiridos gratuitamente por quem estuda na USP. 

O Notion já é usado pela comunidade USP. O professor Gabriel Landi, do Instituto de Física (IF), organiza sua disciplina Física 1 pelo Notion. A página sistematiza avisos, datas importantes, listas de exercícios, fotos das lousas, vídeos, notas, dentre outros materiais. “Eu uso o Notion pois eu acho que ele fornece uma forma fácil e bonita de montar o site. Apesar de ter menos funcionalidades que o Moodle, por exemplo, ele é bem mais simples de introduzir conteúdo. E o resultado final é algo divertido para os alunos.”

Estudantes também usam a ferramenta. “Testei algumas opções e achei o Notion a mais interessante pela versatilidade. Senti que a ferramenta não tinha uma curva de aprendizado tão complicada como o Jira, que usamos no meu trabalho, nem é tão limitada quanto o Todoist”, afirma Rafael Concli, de 34 anos, aluno de graduação na USP. “É possível fazer listas simples e ter um uso bem básico. Mas também é possível aprender aos poucos com a plataforma e criar formas mais complexas e personalizadas de organização.” 

Professor organiza disciplina no aplicativo - Foto: Reprodução/Notion.so

Apesar de ter achado a plataforma pouco intuitiva e ter “demorado para pegar o jeito”, Juliana Santos, de 22 anos, também estudante de graduação, diz que gosta do Notion e buscou formas de facilitar a interação com a plataforma. “O que ajuda muito, e foi o que eu fiz, é usar templates prontos. Tem template para cada finalidade, eu uso um de diário alimentar, um para anotar a frequência de hábitos como beber água, tomar meus remédios, etc.” 

Ela sente que a estética do ambiente virtual e as possibilidades de customização ajudam a manter a organização. “Ter um ambiente, ou uma página, com uma estética bonita e que combina comigo é algo que me motiva a usar. Outros apps, como o Trello, têm interfaces bem feinhas, bem mais ‘sérias’. O Notion deixa colocar fotos, ícones… Até vídeo dá para embedar, então eu consigo decorar do jeito que eu gosto e com coisas que eu sei que vão me motivar quando eu abrir a página.”

Capturas de tela do Notion dos entrevistados mostram diferentes usos da ferramenta - Imagens: arquivo pessoal

Beatriz Sardinha, 21 anos, faz parte da direção da empresa júnior de jornalismo dos alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA), a Jornalismo Júnior. Ela diz que o Notion é uma das ferramentas que usa para organizar as atividades e produções da empresa. “Eu e o meu codiretor temos um espaço compartilhado no Notion com essa versão Pro, e para nós vale a pena montar várias pastas e organizar planilhas e coisas vitais por lá, porque não demora tanto quanto o Google Drive para acessar. É muito útil para lidar com esses arquivos pesados e para visualizar várias coisas de uma vez, porque você pode embedar atalhos em uma página principal.” O Notion tem integração com uma série de aplicativos do Google, Twitter, Slack, GitHub, Trello, Evernote, entre outros. 

Ela também utiliza a ferramenta em sua vida pessoal, com um banco de dados que criou para sistematizar seus trabalhos. “Eu catalogo todas as produções que faço no estágio, na graduação e na empresa júnior em uma tabela, com várias páginas encadeadas. Consigo armazenar transcrições de entrevistas, dados que busquei, todas as informações que podem me ajudar no futuro. E isso fica organizado por tags, categorias e filtros. Dá para visualizar aquela tabela gigante de várias formas, filtrando pelo que você quer ver.”

Primeiros passos

Para usar o Notion e ter acesso aos recursos premium, basta cadastrar-se com o e-mail USP em:

É possível usar a ferramenta pelo navegador do seu computador ou instalar em duas plataformas:

O Notion para celulares está disponível para os sistemas iOS e Android:

Como usar?

Giulia Tessitore, mestranda em Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), deu um aulão de Notion, organizado pelo centro acadêmico da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). O vídeo mostra um passo a passo de como criar seu espaço virtual e dicas para a customização. Clique no player a seguir para conferir.

Giulia também publica conteúdos em seu instagram sobre a ferramenta. 

Dicas de diferentes usos possíveis no Notion - Imagens: Reprodução/Instagram @giutessitore


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.