Blog
Anuário apresenta pesquisas inovadoras da USP na área de nutrição e saúde
Publicação do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) explica de forma didática e com linguagem fácil de entender quais foram os estudos que se destacaram em 2024, como foram desenvolvidos e quais os resultados e conclusões dos pesquisadores
Foto: Agência Brasil/Gov.br
Pesquisas na área de nutrição e saúde pública realizadas na USP por alguns dos cientistas mais influentes do mundo tornaram-se referência global na análise dos impactos do processamento de alimentos na qualidade da dieta e na saúde humana. É o caso do sistema Nova de classificação de alimentos (sistema que categoriza os alimentos com base no grau de processamento a que foram submetidos), que deu origem ao Guia Alimentar para a População Brasileira, publicação que completou dez anos e continua atual.
Para mostrar as pesquisas inovadoras realizadas pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), ligado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, foi lançado no último dia 20 de dezembro o Anuário Nupens 2024. O documento reúne as principais contribuições científicas dos pesquisadores ao longo do ano, “apresentando os resultados de estudos que reforçam o compromisso com a promoção de sistemas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e justos”, como destaca a obra. O download gratuito do anuário está disponível neste link.
A publicação traz mais de 30 artigos, divididos em quatro grandes temas: o impacto dos alimentos ultraprocessados na saúde e no meio ambiente; novas métricas e tecnologias para avaliação do consumo alimentar; impacto de políticas públicas e determinantes do consumo alimentar. Qualquer pessoa pode ser beneficiada pelas informações sobre as pesquisas: a leitura é fácil e dinâmica, com dados objetivos e pequenos resumos sobre o porquê do estudo ter sido realizado, como ele foi feito, quais resultados foram obtidos e quais as conclusões dos pesquisadores.
“O anuário é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho científico dos pesquisadores do Nupens e nossos parceiros. Ele mostra como nossas pesquisas impactam a saúde pública, contribuindo para a melhoria das políticas públicas de alimentação adequada e saudável no Brasil e no mundo”, destacaram as coordenadoras científicas do Nupens, Patricia Constante Jaime e Maria Laura da Costa Louzada. Para elas, a publicação também é um instrumento de disseminação de conhecimento: “Serve como um instrumento para levar nosso trabalho a um público mais amplo – formuladores de políticas, organizações não governamentais, outros pesquisadores e a sociedade em geral. É fundamental traduzir nosso conhecimento acadêmico em mensagens com potencial para alterar a prática dos indivíduos e da sociedade”.
Maria Laura Louzada, Renata Levy, Carlos Monteiro, Ana Paula Bortoletto e Patricia Jaime, coordenadores do Nupens na Faculdade de Saúde Pública da USP - Foto: Anuário Nupens 202
Além dos estudos, a publicação ressalta em sua apresentação o contexto da saúde no Brasil, quando os organizadores citam o fortalecimento de políticas públicas de saúde e alimentação adequada e saudável, a aprovação do Imposto Seletivo no Congresso Nacional para bebidas açucaradas, juntamente com tabaco e bebidas alcoólicas, entendendo ser um momento histórico para a regulação de ultraprocessados no País. Além disso, o grupo fala da contribuição do Guia Alimentar para a elaboração e aprovação da Cesta Básica Nacional com subsídio para alimentos in natura e minimamente processados.
Evidências científicas
O Anuário Nupens 2024 foi pensado para dar acesso às evidências científicas coletadas pelo grupo, para que elas possam ser utilizadas como embasamento acadêmico, inspiração para reportagens e referência nos conhecimentos sobre nutrição e saúde humana. “Os artigos trazem novas evidências robustas sobre o impacto dos alimentos ultraprocessados na saúde e no meio ambiente, além de abordar políticas públicas, e novas métricas e tecnologias para avaliação do consumo alimentar. Mas também destacamos alguns outros pontos de atuação, como nossa participação em eventos e audiências públicas”, explicam as coordenadoras do núcleo.
No primeiro tema do anuário, que aborda pesquisas relacionadas ao impacto dos alimentos ultraprocessados na saúde e no meio ambiente, alguns dos estudos explicados pelos pesquisadores são Como e por que alimentos ultraprocessados prejudicam a saúde humana, O impacto ambiental do consumo de carne bovina e alimentos ultraprocessados no Brasil e Grau de processamento de alimentos e risco de câncer de mama: um estudo prospectivo em nove países europeus.
No segunda tema, sobre avaliação do consumo alimentar: tendências e inovações tecnológicas, os estudos tratam de assuntos como Ingestão de sódio segundo a classificação Nova no Brasil: tendências de 2002 a 2018, Evolução da disponibilidade domiciliar de açúcares adicionados e suas fontes no Brasil, e A carga econômica projetada das doenças não transmissíveis atribuíveis ao excesso de peso no Brasil até 2030.
No tema das políticas públicas, o terceiro do anuário, há pesquisas como Quais políticas governamentais para criar sistemas alimentares sustentáveis têm potencial para abordar simultaneamente desnutrição, obesidade e sustentabilidade ambiental?, Políticas fiscais voltadas para equidade: tributação de produtos ultraprocessados e subsídios a alimentos minimamente processados e Posição da Sociedade Latino-Americana de Nutrição sobre a participação de atores comerciais e conflitos de interesse.
Por último, o quarto tema sobre determinantes do consumo alimentar explica sobre alguns estudos como Associação entre alimentos ultraprocessados e o hábito de “beliscar” no Brasil, Ambientes alimentares dos consumidores mudam ao longo de um período de 5 anos e Exposição e Impacto da publicidade de alimentos na TV durante a pandemia de covid-19 no Brasil: uma análise de conteúdo a 2017.
Realidade brasileira
Equipe do Nupens, em dezembro de 2024, na Faculdade de Saúde Pública da USP - Foto: Anuário Nupens 2024
O Nupens foi criado em 1990 e desenvolve pesquisas na área da nutrição e saúde, sempre alinhando os estudos com a realidade social brasileira e os problemas globais. Utilizar os conhecimentos nutricionais para combater doenças e colaborar para o bem-estar do planeta é de interesse do grupo desde então. Além de professores, pesquisadores e estudantes da USP, o núcleo é formado por acadêmicos de outras instituições.
Há alguns anos, cientistas do Nupens têm sido avaliados como os mais influentes do mundo no ranking da consultoria britânica Clarivate Analytics, com base no número de citações das respectivas publicações por pares ao longo da última década. No último mês de setembro, dos oito pesquisadores da USP que estão no ranking, cinco fazem parte do núcleo: Carlos Monteiro, Renata Levy, Maria Laura Louzada, Eurídice Steele e Geoffrey Cannon.
Para baixar o Anuário Nupens 2024 clique aqui.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.