Alunos da USP podem acessar mais de 46 mil e-books da Cambridge University Press

Plataforma on-line da editora da Universidade de Cambridge contém publicações variadas nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas; professores e funcionários também têm acesso ao acervo

29/05/2023 - Publicado há 10 meses
Acesso à plataforma Cambridge University Press pode ser feito em computadores da USP ou via VPN – Foto: Divulgação/Cambridge Press

Está disponível para a comunidade USP a Cambridge Books Online, a base de e-books e artigos da Cambridge University Press, que conta com um acervo de mais de 46 mil obras de todas as áreas do conhecimento, entre Antropologia, Arqueologia, Medicina, Tecnologia, Química, Física e Matemática. A base pode ser acessada na plataforma Cambridge Core a partir da rede dos campi ou via VPN. O acesso foi disponibilizado por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, órgão responsável pelo gerenciamento da informação, da produção intelectual e das bibliotecas da Universidade.

Na plataforma é possível navegar pelas categorias das áreas de estudos para encontrar artigos, revistas, livros e gravações de painéis de interesse geral. A plataforma também permite conhecer as publicações da Cambridge University Press, que se destaca pela diversidade de assuntos, desde trabalhos sobre Shakespeare, astronomia, matemática, até política e economia. As páginas estão disponíveis em inglês e, além da busca e dos vários filtros para refinar o resultado recuperado, dá para navegar por assuntos como Art, Drama, Theatre, Performance Studies, Film, Media, Mass Communication. Trabalhos acadêmicos em andamento também podem ser consultados na seção Open Engage.

Existem opções de download, impressão e envio dos e-books para serviços como Google Drive, Dropbox e Kindle, ampliando as possibilidades de acesso e compartilhamento. Ao utilizar o Google Drive, por exemplo, os usuários podem encaminhar o conteúdo selecionado e, automaticamente, é criada uma pasta exclusiva chamada Cambridge Core. Dentro dessa pasta é gerada uma subpasta para cada livro salvo, proporcionando uma organização clara e intuitiva dos materiais salvos.

Há livros de diversas áreas do conhecimento disponíveis na plataforma – Foto: Divulgação/Cambridge Press

A lista inclui livros como
Contemporary Gothic and Horror Film: Transnational Perspectives, sobre o cinema gótico contemporâneo numa perspectiva transnacional com foco nas raízes estéticas e filosóficas do gênero; Molecular Oncology: Causes of Cancer and Targets for Treatment, que apresenta a oncologia molecular tocando em aspectos como as tecnologias disponíveis para analisar os genes e tecidos cancerígenos e as novas terapias farmacológicas que têm em comum o mecanismo de ação; e Renewable and Waste-Heat Utilisation Technologies, sobre a ciência e a engenharia por trás das técnicas convencionais e renováveis de recuperação da perda de calor e suas possíveis conversões nos processos produtivos.

A Cambridge University Press, editora britânica fundada em 1534, é a mais antiga do mundo em operação contínua e a segunda maior editora universitária do mundo.

Plataforma está disponível em inglês – Foto: Divulgação/Cambridge Press

Para acessar a plataforma clique neste link, no canto superior direito da tela, a mensagem “Access provided by Universidade de São Paulo, USP” informa o acesso ao usuário. Para usar o VPN, no seu dispositivo, siga as instruções de instalação nos links conforme a plataforma utilizada: VPN USPnet no WindowsVPN USPnet no MacVPN USPnet no LinuxVPN USPnet no iPhone/iPadVPN USPnet no Android. Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN é possível solicitar auxílio neste endereço.