Alunos da USP são selecionados para laboratório global de inovação

“Unleash” será realizado em Cingapura e reúne jovens talentos para pensar soluções para o desenvolvimento sustentável

03/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/05/2018 as 14:31

Atualizado em 7 de maio, às 14h27

Cingapura vai sediar o Unleash, um laboratório que transforma ideias em redes globais duradouras em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Foto: Pierpaolo Lanfrancotti via Wikimedia Commons / CC0

Thomas Ficarelli, doutorando da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Igor Marinelli, aluno do quarto ano de Engenharia de Computação da USP em São Carlos, foram selecionados entre milhares de jovens do mundo a participarem do Unleash, entre 30 de maio e 6 de junho, em Cingapura.

O Unleash é um laboratório global de inovação que reúne pessoas para transformar 1.000 ideias pessoais em centenas de ideias e, assim, construir redes globais duradouras em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são 17 objetivos definidos pelas Nações Unidas, em 2015, para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade de forma sustentável até 2030, na chamada Agenda 2030.

Igor vai estudar inovações mundiais no setor da saúde para aplicar na sua ONG, a Somos Todos Heróis, e futuramente atuar para melhorar o sistema de saúde público brasileiro.

Leia mais: Com tema de super-heróis, site ajuda crianças com gastos de saúde

Thomas foi aceito no Unleash Cingapura 2018 por desenvolver pesquisa e atividades na área de saneamento ambiental. Além de ser doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade na FSP, sob orientação da professora Helena Ribeiro, ele participa do grupo Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes). A Abes é uma organização não governamental que busca melhorar a qualidade de vida da população por meio do conhecimento dos seus associados e profissionais do saneamento ambiental.

Os dois estudantes vão participar de uma imersão de oito dias de cocriação e resolução de problemas junto com outros talentos globais, empresas, ONGs, agências governamentais, investidores e fundações.

Mais informações: e-mails jps@abes-sp.org.br / thomriafi@hotmail.com

Com informações da Assessoria de Comunicação da FSP