Aluna da USP lança obra de ficção sobre o racismo on-line

Obra publicada pela aluna da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Alice Vitória, narra a história de uma adolescente negra que sofre ataques racistas nas redes sociais

 25/06/2021 - Publicado há 4 meses
Por

.

Publicada pela Editora Scortecci, com 84 páginas, o livro Saída Discreta Pela Porta dos Fundos, de autoria da acadêmica de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Alice Vitória, é uma obra de ficção que aborda o racismo on-line, realidade vivida por milhares de jovens negros no mundo inteiro. Para adquirir a obra clique aqui

Alice Vitória – Foto: SCS-RP

A obra, dividida em 15 capítulos, é dedicada ao público jovem e inaugura uma nova fase na trajetória da jovem autora, narrando “a história de Nala, uma adolescente negra que após sofrer ataques racistas nas redes sociais, sente-se deprimida e, desolada, refugia-se em seu próprio mundo e deseja sumir”. 

O tema do racismo on-line é, de acordo com a autora, “uma nova e cruel modalidade de bullying, que ataca a integridade das pessoas por causa da cor da pele, e avança para ameaças de mortes”, provocando sofrimento psicológico na vítima. Por isso, “precisa ser discutida e encarada por pessoas de todas as idades, especialmente jovens e crianças, que são a esperança para uma sociedade mais justa, humana e igualitária”.

Alice Vitória conquistou, ainda criança, fama no Brasil e no exterior, como um promissor talento para a escrita, publicando ainda na infância os livros O Monstro de Chocolate, que alerta sobre os perigos de as crianças abrirem a porta da sua casa para estranhos e aconselha a não conversarem com adultos que não conhecem;  A Bruxinha Boazinha e os Ratinhos de Circo, que trata do preconceito generalizado; Aventuras de Aurora, uma Labra-Lata Muito Especial, que aborda a convivência entre crianças e animais; e O Monstro Invisível, que trata dos medos noturnos na infância. 

A autora já participou de inúmeros eventos literários no Brasil e no exterior, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e a The London Book Fair, em Londres, na Inglaterra. Atualmente, Alice Vitória realiza palestras de incentivo à leitura e produção literária infantojuvenil, em escolas públicas e particulares, e desenvolve Ativismo Social para a Infância. 

Para adquirir a obra clique aqui.

Mais informações pelo e-mail alice1vivi2@gmail.com.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.