USP São Carlos prepara alunos para a Olimpíada de Astronomia

Curso é oferecido pelo CDCC para estudantes do ensino fundamental e médio; inscrições até 1º de março

19/02/2018 - Publicado há 6 anos
Curso preparatório ocorrerá no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estão abertas as inscrições para os minicursos preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica do Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos. O objetivo é, por meio de aulas expositivas e atividades práticas, preparar os alunos de ensino fundamental e ensino médio para as provas de níveis 3 e 4 da XXI OBA (edição 2018).

O CDCC busca, para o curso, alunos da rede de ensino interessados em prestar a prova da OBA ou em adquirir conhecimentos na área de Astronomia e Astronáutica, distribuídos nos dois cursos oferecidos:

• curso de nível 3: alunos do ensino fundamental 2 (5ª à 8ª séries ou 6º ao 9º anos);
  • curso de nível 4: alunos do ensino médio.

O curso tem duração de oito semanas, com duas horas por aula, tanto para o curso de nível 3, quanto para o nível 4. Ele estende-se de 3 de março a 5 de maio, sempre aos sábados. Os horários são, das 9 às 11 horas para o nível 3, e das 14 às 16 horas para o nível 4. Não haverá aulas nos dias 31 de março e 21 de abril, em virtude dos feriados da Sexta-Feira Santa e do Dia de Tiradentes, respectivamente.

O curso ocorrerá nas dependências do Observatório Dietrich Schiel, que fica na Área 1 do campus da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

As inscrições vão até 1º de março de 2018, e são feitas mediante formulário eletrônico on-line, cujo acesso é solicitado via e-mail, por telefone ou pessoalmente. Para solicitar a inscrição, é necessário fornecer os seguintes dados ao e-mail cda@cdcc.usp.br:

• nome,
  • data de nascimento,
  • nome do pai, mãe ou responsável,
  • e-mail,
  • telefone do pai mãe ou responsável e
  • nome da escola em que está matriculado.

São 40 vagas para o curso de nível 3 e 40 vagas para o curso de nível 4, ambas as turmas com um mínimo de 10 inscritos. Caso o número mínimo não seja atingido, o curso é automaticamente cancelado.

O curso, que será ministrado pela equipe de monitores do Setor de Astronomia CDA/CDCC/USP, é gratuito e com certificado de participação para quem obtiver um mínimo de 85% de presença (presença em pelo menos sete das oito aulas oferecidas).

Mais informações: (16) 3373-9191, ou acessar o site.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus de São Carlos