USP oferece oficina gratuita sobre economia solidária

Treinamento nos dias 3 e 4 de junho falará sobre autogestão e viabilidade econômica

30/05/2017 - Publicado há 7 anos

.
Em tempos de crise econômica, muitas são as incertezas de investimentos e de condições adequadas de trabalho, mas a economia solidária revela-se uma forma diferente de pensar, fomentar a produção e movimentar as finanças e os meios de produção de um grupo ou de várias comunidades. Nos dias 3 e 4 de junho, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da USP vai ministrar uma oficina gratuita sobre o assunto.

Para participar do treinamento Introdução à Economia Solidária: Autogestão e Viabilidade Econômica, os interessados devem fazer inscrição on-line pelo formulário. A atividade é aberta a qualquer pessoa interessada.

A economia solidária é desenvolvida por meio da autogestão, onde os trabalhadores também são os donos dos meios de produção. Nesse conjunto de atividades econômicas, a organização produtiva de consumo e produção de riqueza não está centrada no capital e sim no ser humano, buscando dessa forma o princípio de igualdade, uma alternativa às tradicionais relações de trabalho.

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP desenvolve, desde 1998, por meio da ITCP, o fomento ao desenvolvimento da economia solidária. A incubadora, que surgiu para apoiar iniciativas dos moradores do bairro do Rio Pequeno, na região do Butantã, desenvolve hoje vários projetos que orientam e acompanham grupos de diversos setores.

Introdução à Economia Solidária: Autogestão e Viabilidade Econômica
| 3 e 4 de junho, das 9h30 às 18 horas
Onde | Av. Prof. Lúcio M. Rodrigues, 256, trav. 4, bl. 28 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
Público-Alvo | Interessados em geral na Economia Solidária