USP oferece a idosos mais de 4,6 mil vagas em cursos gratuitos

São 569 cursos em São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos

 17/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 20/02/2017 as 12:57

Atualizada em 20 de fevereiro de 2017, às 12h58

20170217_00_unati_terceira_idade1
Participantes podem frequentar aulas dos cursos de graduação da USP ou se matricular em atividades complementares – Foto: Gabriel Almeida

.
Nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, começam as inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2017 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. São 4.691 vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.

A oferta é 9% maior que a do último semestre, quando foram disponibilizadas 4.300 vagas. Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos. Todos os cursos são gratuitos. A relação completa de atividades está disponível neste site. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Cada unidade define seu calendário de inscrição, por­tanto é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

As pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais ativas. Pensando nessa demanda crescente por atividades, a USP amplia a cada semestre a oferta de vagas para esse público em uma ação que visa a incluí-los no ambiente universitário e também a favorecer um intercâmbio geracional com seus alunos.

“Em 2017, o principal objetivo da Universidade Aberta à Terceira Idade será o fortalecimento do vínculo do idoso com a USP”, explica o médico Egídio Dórea, coordenador do programa. “Para isso, buscaremos ouvir o idoso sobre os cursos e atividades, sugestões de novos cursos, novos temas a serem explorados e que os mesmos considerem importantes.”

Gestão Empresarial, Educação Ambiental, História da Música, Robótica e até mesmo Aplicação de ROVS para Mineração de Petróleo, que consiste em operar remotamente veículos no processo de mineração, estão entre os 569 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da Cidade Universitária em São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas, para a maioria, nada é solicitado.

Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como musculação, ginástica adaptada, pilates e dança circular. Além disso, serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Noções Gerais de Direito, Informática, Inglês e Criação de Textos.

O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e é realizado pelo Núcleo de Direitos da USP.

Mais informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, ou pelo e-mail 3idade@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.