Série em vídeo traz explicações didáticas para entender sobre o câncer de pulmão

Pós-graduandos da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, criaram três vídeos falando das causas e tratamento da doença

 21/10/2021 - Publicado há 2 meses
Arte sobre foto: Freepik/Youtube

.
Ele é o tipo de câncer que mais mata no mundo e foi responsável por quase dois milhões de mortes apenas em 2020. Para divulgar informações básicas e importantes sobre as causas, prevenção e formas de tratamento da doença, três pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Faculdade de Medicina da USP (PPGO-FMUSP) organizaram uma série no YouTube sobre o assunto.

Os vídeos produzidos por Ana Carolina Martins Domingues, Isabela Cristina de Souza e Nadine Gimenez de Assis, sob orientação do professor da FMUSP Gilberto de Castro Júnior, estão sendo divulgados no Canal USP. O primeiro já foi publicado.

Em mais de 85% dos casos, o câncer de pulmão está associado ao tabagismo. O hábito de fumar cigarros eletrônicos, a exposição à fumaça e poluição de qualquer origem também são fatores de risco. As pesquisadoras alertam que o risco de morte por câncer de pulmão pode diminuir ao parar de fumar.

Para saber mais informações sobre as causas e o que é o câncer, confira o vídeo aqui ou clique no player abaixo. O segundo episódio sobre as formas de tratamento será publicado nesta sexta-feira, 22 de outubro, e o terceiro vídeo, no dia 29 de outubro.
.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.