Semana USP de Ciência e Tecnologia traz curiosidades e inovações

De 23 a 28 de outubro, Universidade realiza atividades gratuitas com o tema “A matemática está em tudo”

 19/10/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/10/2017 as 16:14
Por
Show de Física diverte o público jovem no Instituto de Física da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Entre os dias 23 e 28 de outubro, a USP realiza a segunda edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia, dentro das comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema A matemática está em tudo, em referência à celebração do biênio da matemática (2017/2018). A intenção é aproximar a ciência e a tecnologia da população e a programação oferece quase 90 atividades gratuitas na capital, em Santos e nos campi da USP no interior do Estado.

No campus Cidade Universitária, em São Paulo, a semana terá um espaço especial montado no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, concentrando uma seleção de atividades variadas em um único local, facilitando a visitação do público.

Além do CDI, várias unidades do campus na capital paulista, da USP Leste, do Parque CienTec e do Centro Universitário Maria Antonia, todos em São Paulo, dos campi do interior (Bauru, Lorena Ribeirão Preto e São Carlos) e o Engenho dos Erasmos, em Santos  também oferecem atividades e a maioria possui relação com o tema.

A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo de divulgação da produção científica e tecnológica desenvolvida pela Universidade, oferecendo também uma oportunidade de contato da população com pesquisadores e professores ou até mesmo de conhecer laboratórios, simuladores e espaços de pesquisas.

Com foco na matemática, o evento demonstra a ciência dos números presente em diversas situações e, com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, pretende estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.

O evento é uma ação coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP, e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. As atividades oferecidas pela USP na capital também integram a programação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que envolve outras instituições do município.

Inovações tecnológicas de todos os tipos foram abordadas no evento – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para a professora Karin Marins, assessora da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, “o evento é uma oportunidade de mostrar, com criatividade e interação com o público, um pouco do que a Universidade de São Paulo faz. Nesta programação, a USP mobiliza seus professores, alunos e funcionários para mostrar e discutir ciência e tecnologia com a sociedade, aproximando saberes e práticas do cotidiano das pessoas”, relata.

Já o professor Antonio Mauro Saraiva, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, destaca o caráter público do evento: “A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida com recursos da população, e esta é mais uma forma de retribuir esse esforço, abrindo as portas para receber o público e apresentando o trabalho de seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários”.

Confira algumas atividades da programação

 

Caverna Digital da USP é um laboratório que apresenta duas instalações de realidade virtual: uma relacionada à arqueologia digital e outra à manutenção de redes elétricas. Capaz de enganar os sentidos do usuário, essa tecnologia permite às pessoas uma imersão, com ou sem interação, em um ambiente simulado com efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis.

Em Matemática e Arte o público poderá participar ativamente de ações que recriam de forma interativa réplicas de obras do período renascentista, de representações do corpo humano e também da construção de logomarcas por técnicas que estimulam a compreensão de elementos matemáticos, e, neste caso, da proporção áurea.

 

A oficina (Des)dobrando a Matemática em flores, em bichos… traz atividades e exercícios para que os participantes observem os números presentes na natureza. De forma lúdica, biologia, matemática e arte são integradas. Desenhos, origamis, resolução de problemas e até mesmo a escrita de poemas estão entre os elementos desenvolvidos.

 

 

Para conferir a programação completa e mais informações, os interessados podem visitar o site do evento e das atividades no campus de São Carlos.

Elcio Silva / Comunicação Institucional da PRCEU

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.