São Carlos terá curso de computação e robótica para professores

Há 40 vagas para cada um dos cursos, que são gratuitos e estão com inscrições abertas

20/02/2017 - Publicado há 7 anos
Em um dos cursos, haverá atividades práticas usando um kit robótico - Foto: Denise Casatti/ICMC
Em um dos cursos, haverá atividades práticas usando um kit robótico – Foto: Denise Casatti/ICMC

.
Estão abertas as inscrições para dois cursos gratuitos que serão oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Um deles será sobre computação e o outro, sobre robótica. O público-alvo são os professores do ensino médio da rede pública, mas a participação é aberta a todos os interessados.

Os dois cursos acontecerão de 4 de março a 27 de maio, aos sábados. O curso Computação I será oferecido das 8 às 12 horas e tem como objetivo apresentar ao aluno conceitos de programação, mostrando estruturas de construção de algoritmos e de linguagens de programação. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Apolo da USP por meio deste link.

Já o curso Robótica I ocorrerá das 14 às 18 horas e vai explicar como é a estrutura básica de um robô, apresentando os vários componentes que o compõem, como sensores e atuadores. Os participantes também aprenderão conceitos de montagem e programação de robôs, com atividades práticas usando um kit robótico. As inscrições também devem ser efetuadas por meio do Sistema Apolo no seguinte link.

Em cada curso há 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até 1º de março ou enquanto houver vagas. “Faça sua inscrição de forma consciente. Quando uma pessoa se inscreve e não comparece às atividades, está ocupando a vaga de alguém que poderia aproveitar essa oportunidade”, lembra Maria Fernanda Marreta, secretária da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Os dois cursos estão sob a coordenação da professora Roseli Romero, do ICMC, e as aulas acontecerão na sala 6-303, no bloco 6 do instituto, localizado no campus I da USP em São Carlos, na Avenida do Trabalhador São-Carlense, 400. Os professores Fernando Osório e Kalinka Castelo Branco também contribuirão ministrando aulas. A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC