Público pode cursar disciplinas na área de cultura brasileira na USP

Canção brasileira, gravura, arte da crônica e do conto são alguns dos temas das aulas, oferecidas na capital; inscrições de 8 a 11 de julho

 05/07/2019 - Publicado há 5 anos
Álbum de família do historiador Caio Prado Júnior, um dos milhares de itens mantidos pelo IEB – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, em São Paulo, oferece vagas em suas disciplinas optativas livres de graduação para pessoas sem vínculo com a Universidade. O interessado pode se inscrever na condição de aluno especial e a matrícula ficará condicionada à existência de vagas.

As inscrições são realizadas somente pelo site. O link só ficará disponível entre os dias 8 e 11 de julho. Não serão aceitas inscrições presenciais nem fora do prazo. O formulário deverá ser preenchido e enviado juntamente com a documentação obrigatória. Após o envio do formulário, o site enviará, para o e-mail indicado, uma resposta automática confirmando a inscrição.

O Serviço de Apoio ao Ensino do IEB receberá e conferirá todas as inscrições do site via e-mail. O formulário e os documentos anexados pelo candidato serão encaminhados ao docente responsável por cada disciplina, que irá avaliar o pedido e terá um prazo para emitir o parecer, optando pelo deferimento ou indeferimento do pedido. A partir do dia 31 de julho, será enviado aos candidatos um comunicado, por e-mail, referente ao resultado da seleção.

A documentação obrigatória a ser anexada (formato pdf, jpg, png) ao formulário de inscrição solicitada inclui: RG frente e verso ou RNE ou Passaporte (a CNH não será aceita); certificado de conclusão do ensino médio, técnico ou superior, ou atestado de matrícula do curso de graduação; e histórico escolar do ensino médio ou do curso superior. No caso de alunos estrangeiros, deve ser anexada ao formulário de inscrição: cópia das folhas de identificação do passaporte, contendo número do documento, sigla do órgão expedidor, data de nascimento, data de expedição, data de validade e país de origem; cópia da carta de aceite de uma unidade de ensino da USP.

Caso a inscrição seja aceita, o aluno deverá comparecer ao Serviço de Apoio ao Ensino do IEB, no primeiro dia de aula, com todos os originais da documentação que foi encaminhada no ato da sua inscrição on-line, a título de conferência de efetivação da matrícula. As aulas começam 5 de agosto e término em 6 de dezembro .

Lista de disciplinas

IEB0248 – Gravura Brasileira. Antecedentes: imagens impressas do século XVI ao final do século XIX – Prof. Luiz A. Bagolin
5 Vagas – aulas 3ª feira | 14 às 18 horas

IEB0250 – Estado e Cultura no Brasil: políticas para as artes – Profa. Ana Paula Cavalcanti Simioni
10 Vagas – aulas 4ª feira | 9 às 12 horas

IEB0256 – Memorialismo Brasileiro: Diário – Prof. Marcos Antonio de Moraes
2 Vagas por turma:
Turma 1: aulas 5ª feira | 14 às 18 horas
Turma 2: aulas 6ª feira | 9 às 13 horas

IEB0259 – Canção Brasileira, Tradições Populares e Mundialização da Cultura – Prof. Walter Garcia da Silveira Junior
3 Vagas por turma:
Turma 1: aulas 2ª feira | 14 às 18 horas
Turma 2: aulas 3ª feira | 14 às 18 horas

IEB0263 – Arte da Crônica e do Conto – Prof. Fernando Augusto Magalhães Paixão
5 Vagas por turma:
Turma 1: aulas 3ª feira | 14 às 18 horas
Turma 2: aulas 4ª feira | 9h às 13 horas

IEB0264 – A Cultura Antiurbana das Cidades Brasileiras – Prof. Jaime Tadeu Oliva
5 Vagas – aulas 4ª feira | 18h30 às 22h30


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.